Uma grande dificuldade para os estudantes de vestibular é a memorização, principalmente de fórmulas e equações matemáticas. Mas você não precisa escrever as fórmulas na mão ou andar com um papelzinho cheio de números; nessa hora, a tecnologia pode ser sua aliada. Existem vários aplicativos que te ajudam, de forma interativa, a guardar uma série de conceitos da Matemática.

Essas ferramentas têm mudado a maneira de estudar e também de ensinar Matemática. Os professores e estudantes que souberem se adaptar à invasão tecnológica nas salas de aula só tem a ganhar.

Continue lendo para entender os benefícios da tecnologia para o estudo da Matemática e conhecer 10 aplicativos que podem ajudar nessa tarefa!

O uso da tecnologia como recurso didático

O surgimento da tecnologia não só transformou as relações sociais como também provocou mudanças na transmissão e construção do conhecimento. Por estarem sempre à mão e, claro, por sua praticidade, os recursos tecnológicos também podem facilmente ajudar na aprendizagem.

À medida que computadores, smartphones e tablets se popularizaram em nosso dia a dia, o mesmo aconteceu nas escolas e nas faculdades, que passaram a usar cada vez mais a tecnologia como parte do processo de aprendizagem. Livros, lápis, caderno e borracha agora dividem espaço com calculadoras, computadores, tablets e outros recursos.

Como parte da metodologia de ensino, aplicativos vêm contribuindo para enriquecer o estudo, fazendo com que o aluno interaja com novas ferramentas, auxiliando na memorização de fórmulas ao estudar matemática. Esses instrumentos estimulam o raciocínio dos alunos e permitem que eles aprendam a matéria de forma divertida e interativa.

A relação entre ensino, aprendizagem e novas tecnologias

As transformações no ensino e aprendizagem ocorreram, principalmente, pela inserção de novas ferramentas e recursos pedagógicos. A sala de aula vem passando por modificações: antes era composta somente por lousa, mesa, giz e apagador, cadeiras e carteiras; atualmente, novos instrumentos estão à disposição de professores e alunos para que a aprendizagem seja cada vez melhor.

Um dos desafios atuais da educação, então, é justamente saber utilizar de maneira eficaz todos esses recursos tecnológicos que estão aparecendo. O questionamento que surge é: como incluir novas ferramentas e propiciar uma aprendizagem eficiente aos alunos ao estudar matemática?

A prática docente incorporou esses novos elementos, o que contribuiu para a diversificação das estratégias de ensino e aprendizagem em ambiente escolar. A metodologia utilizada pelo professor começou a se diversificar, pois passou a incluir novos instrumentos que contribuíram para a otimização do entendimento do aluno.

Essa inclusão não se limita apenas a levar o computador para a sala de aula ou manusear algum tipo de calculadora. Mais do que utilizar a tecnologia em sala de aula, é preciso incentivar que os alunos a utilizem em outros contextos de aprendizagem, quando estiverem, por exemplo, estudando em grupo ou em casa, seja para a escola, um curso ou para o vestibular.

Nesses momentos ela também pode ser utilizada como um importante recurso no ensino de matemática, pois estimula a memorização de maneira descontraída. O professor deve estar disposto a incluir novos elementos em sua prática pedagógica, sabendo o que pode ser usado para ampliar as formas de aprendizagem.

A metodologia do professor de matemática

Antes, as aulas de matemática se dividiam em duas grandes partes: na explicação do professor seguida de resolução de exercícios sobre a matéria apresentada. Os exercícios eram feitos no caderno e a correção geralmente acontecia na lousa, com a demonstração detalhada dos passos que deveriam ser realizados para que se chegasse ao resultado esperado.

Como atividade complementar, os alunos tinham que resolver uma lista de exercícios que seguiam os mesmos procedimentos e problemas apresentados pelo professor durante a aula. Fazia-se pouco uso de recursos didáticos que promovessem o lado lúdico e instigasse os alunos a memorizarem as fórmulas, a não ser no momento em que elas estivessem sendo praticadas em sala de aula.

Com as mudanças provocadas pelo avanço tecnológico, a escola também foi inserindo a tecnologia em sua prática, e os professores foram modificando a forma de incentivar os alunos em estudar matemática.

Há, atualmente, um bom número de softwares e ferramentas que auxiliam na fixação do conteúdo. O primeiro recurso utilizado foi (e ainda é) a calculadora, mas já sabemos que as ferramentas não se limitam a ela. Novos programas vêm sendo desenvolvidos e estimulam a interatividade dos alunos. Eles podem ser um bom recurso para memorizar as muitas fórmulas que a disciplina de matemática traz.

Ao entrar em contato com novas abordagens, o estudante poderá ver como uma determinada fórmula pode ser memorizada ao utilizar-se de alguns aplicativos que auxiliam no estudo da matemática.

Mas não é somente ele que se beneficia ao entrar em contato com novas formas de memorizar fórmulas e estudar matemática: o professor também sai ganhando. Ao encorajar os alunos a experimentarem outros recursos, ele estimula os estudantes em sua formação, contribuindo para que o aluno seja cada vez mais participativo de seu processo de aprendizagem.  

10 aplicativos para memorizar fórmulas e estudar matemática

Atualmente, as aulas de matemática dispõem de recursos bastante interessantes. Aprender e memorizar fórmulas com outras ferramentas além da explicação dada pelo professor e resolução de exercícios em sala de aula ou em casa tornou-se uma prática recorrente.

A matemática, ao agregar os diversos recursos tecnológicos, ampliou as possibilidades de aprendizagem, despertou e estimulou o interesse dos alunos para entender um tema que geralmente causava medo.

Não podemos nos esquecer de que vivemos em uma época em que é preciso estar atento às novas formas de aprendizagem e como novos elementos podem ajudar na construção do conhecimento. A tecnologia no ensino veio para ajudar tanto o aluno quanto o professor. Vamos conhecer 10 aplicativos que ajudam a memorizar fórmulas e a estudar matemática?

Confira nossa seleção com 10 aplicativos para estudar matemática!

Formulando

O aplicativo Formulando funciona como um quiz e tem a proposta de fazer você se divertir aprendendo. O sistema usa a estratégia de gamificação, que é o engajamento do público com base na oferta de incentivos e recompensas utilizando a cooperação e a competitividade.

A interface colorida e a rapidez também ajudam na hora de fixar a atenção dos usuários. Desde que foi criado, o Formulando já conta com mais de 10 mil downloads. O aplicativo é totalmente gratuito e está disponível para sistemas iOS e Android.

Rei da Matemática

O Rei da matemática é um jogo que tem por objetivo a resolução de alguns problemas envolvendo assuntos de diversas áreas. Por ser um jogo dinâmico, existe a possibilidade de o jogador ir avançando etapas e aumentando o grau de dificuldade à medida que for conquistando pontos. O jogo contém ainda músicas e personagens, tornando o jogo mais interativo.

O aplicativo está disponível para iOS e para Android, em versões gratuitas e pagas. Pode ser uma boa oportunidade para reunir os colegas de turma e praticar de forma divertida o que foi estudado!

Cola Matemática

Não é porque tem cola no nome que você deve usar esse aplicativo na hora da prova. A proposta é fazer você entender como funciona cada etapa da equação.

O programa te dá opções para escolher o tipo de operação ou figura que deseja ver solucionada e mostra um passo a passo até chegar na resposta correta. Uma boa forma de passar os problemas para o caderno e entender melhor onde você estava errando.

O Cola Matemática é gratuito para iOS e para Android.

My Script Calculator

Um dos mais bem qualificados entre os usuários, o aplicativo permite que você escreva a operação matemática na tela do celular com sua própria caligrafia. Depois, a informação é convertida em texto digital e a resposta da equação é entregue em tempo real.

Ele é muito útil para resolver qualquer tipo de problema sem teclado, de forma muito mais prática e rápida. O My Script Calculator está disponível para iOS e para Android na versão gratuita.

MathYou

Esse aplicativo funciona basicamente como um gerador de contas. As operações geradas vão das mais simples (adição, multiplicação e potenciação) às mais complexas (frações, potências e raízes).

Também é possível filtrar o conteúdo que vai ser gerado como os tipos de números e operações que você quer que apareça. Uma opção interessante para reforçar os estudos em uma parte específica.

O MathYou é gratuito e está disponível apenas para iOS.

Sushi Monster

Esse é mais um aplicativo com interface amigável em formato de game. Nesse jogo, você deve alimentar um monstro resolvendo equações de soma e de multiplicação. É possível acumular pontos, estrelas e desbloquear novas fases e monstros.

É claro que, quanto mais pontos você ganha, mais difícil fica. O jogo trabalha especialmente habilidades como estratégia e habilidade em resolver contas de forma rápida. Ele é gratuito e está disponível para iOS.

Pense+ (Enem)

Uma excelente opção para quem quer caprichar na prova do Enem, o aplicativo armazena um total de 1.415 questões das provas de anos anteriores.

Uma outra vantagem é a possibilidade de realizar as questões em modo offline e gravar os simulados realizados para acompanhar a sua evolução. É tudo gratuito, mas o app só está disponível para Android.

AppProva

Uma outra opção para quem está se preparando para o vestibular – principalmente para o Enem – é o AppProva. Esse aplicativo faz um apanhado geral das questões de vestibular das melhores universidades do país e gera um ranking interativo.

Ao fazer o login com a sua conta no Facebook, você pode desafiar amigos e comparar seu resultado com estudantes de todo o país. E pode comemorar! O app é gratuito e está disponível para iOS, Android e possui uma versão online.

Matemática Elementar

Desenvolvido por alunos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, esse aplicativo é uma mistura de aulas e exercícios de conceitos fundamentais da matéria como funções, potenciação, conjuntos numéricos, radiciação, inequações, entre outros.

Embora não tenha uma interface muito chamativa, é ótimo para revisar conceitos e regras já aprendidas. Ele é gratuito e está disponível só para Android.

iMathematics

Esse é um dos mais completos aplicativos para estudar matemática. Ele reúne explicações, exemplos, dicas, fórmulas, gráficos, quizzes, calculadoras interativas e exercícios com passo a passo sobre diversos tópicos na matéria.

Entretanto, a maioria das funções você encontra somente na versão paga. É possível experimentar uma versão teste com todas as funções liberadas por alguns dias. Outro ponto negativo é que o app só existe na versão em inglês, mas, se isso não for problema pra você, vale a pena baixar para conferir.

Mesmo na versão gratuita, dá pra estudar bastante coisa. O iMathematics está disponível para iOS, Windows Phone e Android.

Os aplicativos no celular podem ser excelentes aliados na hora de se preparar para a prova do vestibular, já que você mantém ele por perto durante todos os dias. Aproveite o hábito e tente adquirir uma rotina de estudos.

Com o avanço dos smartphones, ficou mais difícil ter foco em realizar apenas uma atividade de cada vez. Mas, se você separar algumas horas por dia para estudar, você pode driblar essas distrações e caprichar na hora da prova.

Tudo o que dissemos aqui não significa que a tecnologia deva tomar o lugar de tudo que foi construído anteriormente em relação ao ensino. Ela é apenas mais um instrumento, uma ferramenta entre as várias que existem que auxiliam na memorização e no estudo da matemática.

Daí a necessidade de uma postura crítica do professor, que, como profissional da área de educação, saberá balancear todos os recursos que estão à sua disposição. O resultado serão aulas mais interessantes, mais instigantes e, consequentemente, maior interesse e desempenho dos alunos. Todos ganham em sua utilização!

Viu? Memorizar fórmulas e estudar matemática (seja para o curso que você faz, para o vestibular ou até mesmo para prestar um concurso) pode ser feito de forma dinâmica e interativa! As diversas ferramentas que foram apresentadas são uma importante fonte para praticar a teoria, estimulando o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. ​

E você? Já tem o hábito usar essas ferramentas para memorizar as fórmulas e estudar matemática?

Esperamos que tenham gostado das nossas recomendações e, se você tiver mais alguma dica de aplicativos para estudar matemática, deixe o seu comentário abaixo. Tão importante quanto criar conteúdos relevantes é ouvir o que você tem a dizer!

Se interessou pelo tema?  Acompanhe-nos em nossa página no Facebook!