Ao pensar num contador trabalhando, você ainda tem a imagem de um profissional atrás de uma mesa cheia de relatórios e formulários, com uma calculadora na mão, preocupado apenas com os dados financeiros da empresa? Se sua resposta for positiva, sinal de que precisa conhecer melhor como a contabilidade vem atuando hoje.

Hoje em dia, os processos burocráticos estão ficando para trás e cedendo espaço para uma atuação muito mais gerencial e estratégica desses profissionais, que precisam cada vez mais de uma visão holística da organização.

As mudanças mercadológicas, a tecnologia, as novas legislações e a participação brasileira no mercado mundial impactaram o cenário no qual o profissional precisa atuar. Isso se traduz em novos desafios da contabilidade e exige que o contador esteja pronto para responder às necessidades atuais.

Quer saber quais são esses desafios? Continue a leitura para conhecê-los e saber como eles vêm transformando o mercado:

O novo cenário e os desafios da contabilidade hoje

A área da contabilidade é uma das mais afetadas pelo crescimento econômico e pelas rápidas transformações pelas quais o mundo tem passado. A todo tempo surgem novas ferramentas e informações que devem ser levadas em conta na tomada de decisão das empresas.

Nesse cenário, o trabalho do contador vai além do controle burocrático e envolve também o levantamento de informações fundamentais para a definição de estratégias empresariais. Com o mercado de trabalho deixando de se limitar às fronteiras nacionais e se tornando cada vez mais global, também é imprescindível que o profissional da contabilidade tenha uma visão panorâmica, não se restringindo à situação do país em que a empresa está situada.

O cenário contábil no Brasil

No Brasil, o panorama é composto por uma alta carga tributária e processos ainda bastante burocráticos, cenário que resulta em diversos entraves e atrasos para o crescimento econômico do país. Isso pode ser facilmente percebido por meio da alta porcentagem de empresas que fecham antes dos 5 anos de vida.

Segundo dados do Sebrae, cerca de 80% das empresas nacionais são de pequeno ou médio porte e são ainda as mais suscetíveis às alterações da economia. Além de estarem sujeitas às oscilações do mercado, é comum que elas encerrem suas atividades por falta de planejamento tributário e de acompanhamento constante de um profissional da contabilidade.

As novas formas de atuação do contador

Conforme já mencionamos, o panorama contábil atual apresenta novas exigências ao profissional e o controle de processos burocráticos não é mais o bastante. Agora, espera-se que o contador seja capaz de contextualizar as informações com que trabalha e conheça a realidade por trás de cada dado analisado. Assim, ele oferece segurança às empresas para elaborar estratégias e tomar decisões.

No XV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, ocorrido em 2015 na cidade de Coimbra, Graham Carns abordou na sua palestra os requisitos que o profissional da área precisa ter para se adequar ao novo mercado e suas funções nesse cenário. Dentre eles, destacam-se :

  • Visão estratégica;

  • Qualificação, tendo a graduação como ponto de partida.

  • Busca por novas ideias, criatividade;

  • Desenvolvimento de atividades junto à comunicação, tecnologia e informação;

  • Análise de negócios e apoio em decisões e estratégias;

  • Proatividade, em vez de reação.

A formação de um bom contador

O pontapé inicial para uma carreira bem-sucedida nas Ciências Contábeis é, sem sombra de dúvidas, a graduação. O mercado exige certificações, demanda profissionais arrojados e competentes. A velha noção de que o contador limita-se às contas da empresa está ultrapassada, e a instituição de ensino escolhida precisa estar sintonizada com o mercado para oferecer um curso dinâmico e atualizado.

A tecnologia, a globalização e as tendências de mercado

A contabilidade tem uma relação direta com a forma como a sociedade se desenvolve. Se o mercado, o contexto global dos negócios, as relações, as demandas e os processos mudam, o fazer contábil precisa acompanhar (ou até mesmo antever) as novas perspectivas.

Alguns elementos desse cenário futuro já vêm se descortinando. Conheça aqueles que certamente estarão presentes num futuro próximo:

Padronização das normas e linguagem contábil em todo o mundo

Em se tratando de contexto global, um dos maiores desafios da contabilidade é a padronização mundial da linguagem e das normas contábeis. Mais do que uma necessidade, essa é uma urgência, já que as relações entre empresas de todo o mundo crescem cada vez mais e em ritmo acelerado. Caso essa normatização não ocorra, problemas podem surgir e entraves na comunicação e interpretação contábil fatalmente acontecerão.

Valorização do capital intelectual

No que diz respeito à riqueza das organizações, a tendência é a de que o capital intelectual figure como uma das maiores fontes. Serão os profissionais da contabilidade os responsáveis por conciliar os novos conceitos e informações com a cultura e necessidades das empresas.

Cntabilidade ambiental

Há uma forte tendência de que a contabilidade atue cada vez mais em questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Trabalhando a partir de ativos e passivos ambientais, as empresas estão sendo rigorosamente fiscalizadas e punidas por condutas relacionadas ao meio ambiente. Com isso, poluição e danos ambientais devem ser controlados, pois as penalidades são bastante severas.

Contabilidade gerencial

Em expansão dentro das Ciências Contábeis, esse ramo tem um foco diferente da contabilidade financeira, pois está relacionado à produção de relatórios para o público interno da empresa. Os dados detalhados sobre os recursos financeiros disponíveis e informações recentes sobre receitas e vendas oferecem insumos para direcionar o futuro.

A contabilidade gerencial é uma ferramenta estratégica capaz de intervir positivamente na eficiência de todas as funções de gestão, no estabelecimento de metas, nas previsões financeiras e no controle de custos.

Tecnologia cada vez mais presente

Os avanços tecnológicos são constantemente absorvidos pelo trabalho da contabilidade, pois impactam diretamente no resultado e na produtividade. O acompanhamento online da contabilização e informações, por exemplo, já é amplamente usado por empresas de todo o mundo.

Gostou de saber qual é o futuro da área de contabilidade e quais desafios esperam esses profissionais? Então aproveite para saber também quais são as 19 profissões para os próximos anos!