O curso de Direito é um dos mais concorridos nos vestibulares do país. Todos os anos, inúmeros profissionais se tornam bacharéis na área e engrossam o mercado de trabalho. Mas o que há de tão interessante nesse curso para atrair tanta gente? Confira abaixo as informações que separamos para você, que vai prestar vestibular e quer saber mais sobre esse curso!

O que é o curso de Direito?

Da área de Humanas, o curso de Direito trata das normas que regulamentam todas as relações da sociedade, tanto no âmbito privado (no comércio, na família, em casos de falecimento, imóveis, dentre outros) quanto na esfera pública, em todos os setores administrativos do país.  

Isso significa que o profissional do Direito poderá atuar nessas duas áreas diferentes. Se optar por trabalhar com o direito privado, atuará como advogado ou como funcionário do departamento jurídico de uma empresa, na defesa das causas de seus clientes ou de seus contratantes e na prestação de consultoria jurídica.

Para atuar como advogado, terá de ser aprovado no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que tem 2 fases: uma objetiva, com 80 questões sobre toda a matéria do curso de Direito; e a outra prático-profissional, específica para a área escolhida pelo candidato, com a redação de uma peça jurídica e 4 questões dissertativas.

Se quiser seguir a carreira jurídica pública, deverá prestar concurso para ocupar um cargo público, além da aprovação na prova da OAB. Para o bacharel em Direito, as carreiras mais procuradas são as de juiz, delegado, defensor público, promotor e procurador. Mas há também uma série de outros cargos que o profissional formado em Direito poderá seguir, como é o caso dos analistas dos tribunais.

Qual é a estrutura do curso?

O curso tem duração de 10 semestres, ou seja, 5 anos. Durante os 10 períodos, o estudante de Direito estudará disciplinas gerais como Filosofia, Sociologia, Política, Economia, além de disciplinas teóricas específicas da área jurídica, como Direito Civil, Penal, Constitucional, Administrativo, etc.

Há ainda disciplinas práticas, para que o graduando entre em contato com a profissão propriamente dita, geralmente por meio da prestação de serviços advocatícios às pessoas que não têm condições de pagar por esse serviço. Além de acrescentar experiência, o estágio prático na área do Direito, supervisionado pela instituição de ensino, é obrigatório ao estudante.

Qual é o perfil do profissional do Direito?

Se você é daqueles que compra briga em qualquer discussão, adora defender seu ponto de vista e não tem problemas em falar em público, a carreira jurídica pode ser ideal para você. E se você é supercurioso, está sempre disposto a aprender coisas novas e adora ler, essa também pode ser uma boa opção.

Falar bem, ser articulado, ter boa argumentação e saber defender bem um posicionamento são atributos essenciais para o perfil do profissional do Direito. Além disso, a leitura e a disposição para pesquisa e aprendizado constantes são características importantes para se dar bem na área.

Como está o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho na área jurídica está sempre aberto. Em todas as esferas da sociedade, sempre haverá questões a serem asseguradas pelo Direito, por tratar exatamente das relações entre pessoas, empresas e o poder público. Em resumo: onde houver relacionamento humano, o Direito será necessário!

Na atual situação política e econômica do país, as demandas jurídicas são crescentes. Hoje, as áreas mais em alta são:

Compliance e ética

É uma área em expansão, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Trata da gestão interna da empresa para combater e evitar a corrupção. Em tempos de crise política, existe muita preocupação em relação à ética, à transparência e à honestidade nas práticas da empresa, e é por isso que o advogado especializado nesse assunto é tão necessário.

Recuperação judicial e de crédito

Muitas empresas entraram em processo de redução ou falência nesse período tumultuado da economia brasileira. Nesse cenário, a orientação jurídica é fundamental.

Direito tributário

Além de atuar nas causas que envolvem tributos e demais cobranças de ordem pública, o profissional especializado nessa área é necessário para o planejamento e a gestão tributária de uma empresa. Saber sobre descontos e vantagens para redução de impostos, criar estratégias para que os negócios apresentem lucros também nos tributos pagos, dentre outras questões, é um diferencial para a economia e aumento de rentabilidade das empresas.

Direito trabalhista

Relações de trabalho são alvo de muitas ações judiciais, o que gera cada vez mais oportunidades de emprego nessa área. E com o aumento do desemprego, a partir do ano de 2015, a tendência é que essas ações trabalhistas cresçam ainda mais.

Outro fator que contribui atualmente para o aumento de empregos na área jurídica é a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil, uma vantagem para os profissionais recém-formados, que sairão da faculdade atualizados em relação à nova legislação.  

Há sempre a necessidade de regulamentação em todos os setores da sociedade, de modo que o profissional do Direito sempre terá boas oportunidades de trabalho.

Por que eu devo estudar Direito?

Agora que você já conhece tudo sobre o curso, confira abaixo porque você não vai se arrepender ao escolher o Direito:

Variado leque de atuação

Onde há relacionamentos e conflitos, o Direito é necessário. Em todos os setores da sociedade, há normas que devem ser cumpridas pelos seus cidadãos. É por isso que, se você escolher o Direito, não cairá na rotina: terá uma variedade de áreas em que poderá atuar e matérias em que se especializar.

Amplo mercado de trabalho

Exatamente pela variedade de áreas de atuação, o mercado de trabalho sempre oferece muitas oportunidades de emprego ao advogado, em áreas já consagradas e também com a criação de novos setores. Então, com o Direito, você terá muitas oportunidades de emprego!  

Atuação como profissional liberal

Muitos advogados trabalham de forma autônoma, abrem seus próprios escritórios ou são prestadores de serviço para empresas. Essa possibilidade é mais flexível em relação a horários e carga de trabalho. Você poderá trabalhar em casa ou ser dono do próprio negócio!

Concursos públicos

A carreira pública atrai muitos candidatos ao curso de Direito. Além da estabilidade de emprego, os profissionais que ocupam cargos públicos também têm salários fixos e expediente bem definido. Se esses são seus objetivos, o Direito é a melhor opção!

Defesa da justiça e diminuição das desigualdades

As normas jurídicas existem para estabelecer a ordem entre os seres humanos. O profissional do Direito atua na defesa do cumprimento e na denúncia do descumprimento dessas normas. Se você optar pelo curso, estará contribuindo para o combate às injustiças da sociedade e para a construção de um mundo melhor.

E aí, decidiu que vai fazer o curso de Direito? Então não perca tempo: aproveite que as inscrições do vestibular 2016 da UNIMONTE estão abertas e faça já a sua!

Se ainda está em dúvida, baixe agora o e-book “Como escolher seu curso de graduação?” e confira todas as orientações dos melhores especialistas no assunto!