Estudar, muitas vezes, parece uma tarefa exaustiva. E é mesmo! Principalmente, quando estamos estudando para o vestibular e para o Enem. São tantas matérias, tantos assuntos, que o estudo parece não ter fim. E o pior é que tem aquelas disciplinas que não conseguimos gostar de jeito nenhum, o que torna o aprendizado ainda mais difícil.

Foi para tentar facilitar a vida dos alunos que muitos professores resolveram se aliar às tecnologias e criaram canais do YouTube para auxiliar o aprendizado dos estudantes. Esses canais são interessantes para alunos que cansaram das salas de aula ou que querem complementar os estudos e também para aqueles que desejam retomar a vida de estudante sem gastar muito, ou melhor, sem gastar nada!

Alguns desses canais exploram o dinamismo, o que deixa as aulas mais divertidas e nada monótonas. Desse jeito, fica até mais fácil aprender e guardar o conteúdo, não é mesmo? Então, vamos te ajudar a escolher o canal do YouTube para estudar que mais combina com você!

Dicas de canais de YouTube para estudar sem gastar nada

São muitos os canais que combinam tecnologia e educação. Cada um à sua maneira contribui para o aprendizado de alunos que desejam ingressar em uma boa universidade. Há aqueles que exploram a resolução de exercícios, os que focam mais no conteúdo teórico e outros que têm como objetivo tirar as dúvidas dos estudantes.

Listamos abaixo os que acreditamos ser os mais interessantes para você. Não esqueçam também que sempre postamos informações importantes sobre a preparação para as provas. Aliando nossas dicas com as aulas do YouTube, suas chances de ser aprovado aumentam consideravelmente.

Me Salva!

O foco desse divertido canal são as ciências exatas, mas ele também ensina todas as outras matérias que costumam cair no vestibular. O Me Salva! tem uma metodologia que foca em conteúdos de alto desempenho didático, que são ensinados de maneira divertida e descontraída.

Os professores explicam tudo apenas escrevendo e conversando com os alunos. O canal também disponibiliza vídeos de resolução de exercícios. Os assuntos discutidos são referentes aos conteúdos do ensino médio, do vestibular e do Enem e também de cursos de nível superior.

Cola da Web

O canal, que é do cursinho Oficina do Estudante, tem como foco a preparação para vestibulares e para o Enem. Os divertidos professores ensinam conteúdos de todas as matérias que costumam cair nas provas de ingresso em um curso superior.

Além das aulas teóricas, o canal disponibiliza vídeos com dicas importantes para se dar bem na resolução de questões. Um dos seus pontos fortes são as aulas de redação. Os professores disponibilizam várias dicas para fazer uma boa redação — o conteúdo que tem mais peso no Enem e que pode definir a colocação do candidato.

Descomplica

O nome do canal já diz muito do que ele é. O objetivo principal é ajudar o aluno a descomplicar aquilo que parece não ter solução. Os professores, por meio de aulas descontraídas e que buscam fixar o conhecimento, abordam os principais conteúdos do ensino médio e que costumam cair em vestibulares e no Enem.

São mais de 2 mil aulas já gravadas, mas todos os dias de manhã e à noite são transmitidas aulas ao vivo. Além dos conteúdos regulares, o canal possui vídeos sobre atualidades, que são importantíssimos para quem quer ingressar em um curso superior por meio do Enem.

Aula De

O canal Aula De disponibiliza o conteúdo de todas as aulas gratuitamente, sem conteúdos exclusivos para assinantes, como costuma acontecer em outros canais. Os professores criaram o canal com o objetivo de democratizar o conhecimento por meio de suas aulas.

As videoaulas são organizadas por matéria e por tema, o que facilita a organização do aluno. Todo semana, o canal disponibiliza novas aulas. E vale a pena você ficar atento aos vídeos com conteúdos interdisciplinares, que costumam ser cobrados com frequência no Enem.

O Kuadro

O diferencial da plataforma de ensino O Kuadro é que ela permite que você aprenda no seu tempo. Se sua rotina é apertada e você não tem tempo para se dedicar integralmente aos estudos, o canal é uma boa opção.

As aulas duram em torno de 5 minutos e são organizadas por tema. Isso permite que você organize seus estudos de acordo com o tempo que tem disponível. O canal explora diferentes conteúdos e tem como foco a preparação para o Enem e para vestibulares bastante concorridos, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

As matérias com uma maior quantidade de vídeos disponibilizados são matemática, química, física e biologia.

YouTube Educação

O Google lançou seu próprio canal de estudos por meio do YouTube Educação. Um dos objetivos do projeto, em parceria com a Fundação Lemann, é estimular a produção de difusão de conteúdo de qualidade pela internet.

O conteúdo disponibilizado é referente às matérias básicas do ensino fundamental e do ensino médio. O canal oferece desde videoaulas com conteúdos explicativos até resoluções de questões e curiosidades sobre as matérias. Toda a curadoria dos vídeos foi realizada por professores especialistas altamente qualificados.

Aulalivre.net

O canal possui um site em que vende as videoaulas por meio de planos mensais, anuais e semestrais. Mas também disponibiliza conteúdo gratuito no YouTube. O conteúdo é organizado por playlists de acordo com as disciplinas.

Além das videoaulas com explicações sobre os mais variados conteúdos que caem nas provas, o canal disponibiliza vídeos com dicas dos professores de como planejar melhor os estudos e também temas cantados, o que ajuda na fixação do conteúdo.

Esperamos que esses canais tornem seus estudos cada vez mais produtivos. E também divertidos, por que não? Afinal de contas, estudar não precisa ser um sacrifício. Com aulas descontraídas, como as dos canais que recomendamos, fica mais fácil fixar a matéria.

Como a maioria das aulas é gravada e você pode assistir no ritmo que quiser, não esqueça de fazer um bom planejamento dos estudos para que consiga ver e revisar todo o conteúdo antes das provas.

Aproveite também para compartilhar nos comentários como tem sido sua experiência de estudar por conta própria, por meio de canais do YouTube. Sempre que precisar de alguma dica, pode contar conosco.