Matemática, já na época do colégio, é conhecida por ser uma das disciplinas mais temidas pelos alunos. Quem resolve encarar uma graduação na área de exatas, então, corre o risco de fazer com que esse medo seja elevado ao cubo. Afinal, as provas de cálculo estão aí para deixar qualquer um de cabelo em pé.

Dependendo do curso escolhido, existe a possibilidade de você ter que cursar Cálculo I, Cálculo II e Cálculo III. A dificuldade em se dar bem nas provas é tão grande que faz com que muitos alunos abandonem o curso ou gastem mais tempo do que o previsto para se formar.

Mesmo aqueles estudantes que sempre foram bons em Matemática, em algum momento, encontram certa dificuldade em cálculo. Mas sempre há o que fazer para que passar por essa disciplina não seja um sofrimento tão grande!

Neste post, vamos dar 7 dicas de como estudar para passar com tranquilidade pelas provas de cálculo. Confira!

1. Pratique para a prova de cálculo

Você é daquele tipo de pessoa que estuda, estuda, estuda e, na hora da prova, não vê nenhum resultado mesmo após tanto esforço? Isso provavelmente acontece porque você não está estudando da melhor maneira.

Quando a matéria é cálculo, não adianta ficar lendo o conteúdo dos livros e relendo suas anotações da aula. O que funciona mesmo é resolver exercícios, não tem outro jeito. Para fixar as fórmulas, é necessário entender a lógica de raciocínio. Para isso, só solucionando diversas questões.

Depois de aprender um conceito novo, por exemplo, foque nos exercícios para tentar ver se você entendeu mesmo o que foi ensinado. Outra dica é anotar as dificuldades para depois ver qual conteúdo da matéria precisa ser mais estudado.

2. Certifique-se de que você aprendeu a matéria

Essa dica complementa a anterior. Os exercícios contribuem para que você tenha certeza que aprendeu mesmo o conteúdo. Do mesmo modo que uma pessoa da área de humanas trava em uma leitura por desconhecer determinada palavra, o aluno de cálculo demora mais em um exercício por não compreender um único conceito.

Às vezes, você fica horas refletindo sobre a resolução de um problema e nada de solucioná-lo. Talvez a questão nem seja tão difícil assim, mas apenas um detalhezinho esteja atrapalhando.

Tente identificar a dificuldade e estude mais um pouquinho o conteúdo referente a ela. Nada de pular e esquecer a questão. O mesmo conhecimento será cobrado para aprender coisas novas mais para frente.

3. Evite faltar às aulas

Essa dica pode até parecer meio óbvia, mas não é. Se frequentar regularmente as aulas já é necessário para qualquer curso de graduação, para quem é de exatas isso se torna uma regra ainda mais rígida.

Por mais que você cheque o programa da disciplina e avalie que determinada aula não é tão importante assim, vale a pena evitar faltas. O cálculo é como um quebra-cabeça, os conteúdos se relacionam uns com outros. Quando você mata uma aula é como se deixasse de receber uma peça, dificultando o encaixe de outra.

Se você não tiver como ir de jeito nenhum, o melhor é pegar a matéria com algum colega de sala. Veja o que foi ensinado no dia e procure ler sobre o assunto. De preferência, faça isso antes da aula seguinte para que você não fique perdido.

4. Revise a matéria sempre que possível

Revisar matérias, provavelmente, já faz parte de seus estudos, mas não custa nada reforçar a importância disso. Em uma única ida à aula, por melhor que seja o professor, é praticamente impossível absorver todo o conteúdo — ainda mais se tratando de cálculo!

Revisar é uma das melhores maneiras de fixar o conteúdo aprendido, não só aqueles com os quais temos mais dificuldades. É comum deixarmos de lado matérias que dominamos bem. Mas é bom, vez ou outra, dar uma revisada nelas também.

Uma boa dica que facilita a revisão é anotar bastante coisa do que o professor fala na sala de aula e também do que você lê nos livros. Dessa forma, uma parte da revisão pode ser organizar o que foi dito e lido e resolver exercícios sobre o assunto. Fazer um cronograma de estudos ajuda nessa tarefa!

5. Evite a decoreba

Decorar uma coisinha ou outra, até vai. Mas memorizar todo o conteúdo de cálculo representa um problema. Você, provavelmente, já ouviu de algum professor ou colega que quem decora não aprende. E isso faz sentido.

A decoreba não é a melhor estratégia porque seu cérebro guarda a informação somente por um tempo determinado. Passado esse período, o conhecimento vai embora. Já quando existe de fato um aprendizado, o conteúdo fica guardado no cérebro.

Além disso, apenas decorar as fórmulas, por exemplo, geralmente causa aquele famoso “branco” na hora da prova. Então, a dica é buscar compreender o motivo de cada fórmula, dar um sentido a elas.

6. Controle o nervosismo

Nas dicas acima falamos mais sobre como organizar os estudos de forma a compreender bem a matéria e se dar bem nas provas de cálculo. Mas se você fica nervoso na hora de fazer os testes, todo o esforço feito pode ir por água abaixo.

Claro que é muito fácil falar, mas há algumas coisinhas que você deve fazer para ficar mais calmo. Por exemplo, existem várias estratégias para isso. A primeira delas são técnicas respiratórias. Inspire lentamente pelo nariz e solte devagar pela boca.

Fazer alguns alongamentos antes de começar a prova também é uma boa para relaxar os músculos que costumam ficar tensionados, como os do ombro. Deixá-los tensos faz com que você se sinta desconfortável e tenha mais dificuldades de chegar ao final da prova.

7. Administre o tempo durante a prova

Se durante os estudos você tem tempo de sobra para quebrar a cabeça até resolver determinada questão, na hora da prova é bem diferente. Parece até que o tempo passa mais depressa!

Por isso, administrar bem os minutos que você gasta com cada questão é fundamental. A dica é ler toda a prova e começar a fazer as questões que você considera mais fáceis. Após terminá-las, confira o relógio e veja quanto tempo ainda tem.

Aí, é só calcular, mais ou menos, o prazo que você tem para gastar com o restante das questões. Se você tiver muita dificuldade em solucionar algum problema, passe para o próximo e deixe-o para o final. Se tiver que preencher gabarito, separe um momento para isso também.

E, então, pronto para colocar nossas dicas em prática e se dar bem nas provas de cálculo? Confira também nosso post sobre como memorizar o que você estuda e aprimore ainda mais seu aprendizado!