Se no ensino fundamental e médio notas altas bastavam para que você fosse tido como o melhor aluno da escola, acredite, na graduação a situação é diferente. Para se tornar o destaque acadêmico, você vai precisar trabalhar bastante!

Durante a faculdade, o que se espera é que o aluno não apenas tenha bom desempenho durante as provas e trabalhos, mas que também mostre alto grau de engajamento, interesse e vontade de evoluir.

Apresentar boa performance na hora das avaliações é relevante. Porém, o fundamental é aprender de verdade e saber utilizar o conhecimento construído de um jeito útil, criativo e inteligente.

Quer saber, afinal, como se tornar o destaque acadêmico do seu curso? Então confira as 7 dicas que selecionamos para você conquistar essa missão!

1. Participe das aulas ativamente

Há várias maneiras de se aprender um tópico: ouvindo sobre ele, lendo a respeito, fazendo apontamentos, debatendo sobre o assunto… Mas sem dúvida, os métodos de estudo que demandam reflexão e ação de nossa parte são os que mais aumentam nosso nível de assimilação de determinado conteúdo.

Assim, se seu objetivo é ser o destaque acadêmico do seu curso, um dos segredos é participar ativamente das aulas.

É muito cômodo sentar-se e ficar ouvindo o professor falar, por horas. Nessa situação de passividade, é possível viajar nas próprias ideias enquanto o professor se esforça para fazer a turma entender a matéria. Porém, essa atitude não garantirá que você alcance todo seu potencial de aprendizado.

Por isso, durante as aulas, esforce-se para participar ativamente: assim que o professor oferecer abertura para isso, faça perguntas, debata com seus colegas e enriqueça a discussão.

Essa atitude aprofundará seus conhecimentos, demonstrará ao docente e à turma que você tem interesse e melhorará sua compreensão dos conteúdos.

2. Estude para as provas com antecedência

Alunos ruins ou medianos deixam para estudar para as provas na véspera. O resultado: estresse, ansiedade e a certeza de que farão uma avaliação pior do que o esperado.

Para ser o destaque acadêmico do seu curso e fazer com que seus anos de faculdade sejam bem aproveitados, é essencial ter certeza de que você realmente está aprendendo os conteúdos das matérias, e não apenas se enganando.

O melhor modo para aprender de verdade é estudar as matérias à medida que elas vão sendo apresentadas em sala de aula. Ao chegar em casa, vale a pena fazer uma revisão do que foi visto e tentar criar conexões com seus conhecimentos prévios.

Adicionalmente, é preciso levar em conta a teoria da curva do esquecimento que, de maneira resumida, salienta a importância de realizar revisões periódicas para que os conhecimentos aprendidos recentemente não sejam perdidos no labirinto que é nossa memória.

Lembre-se: quanto mais profundamente você entende um assunto, e não simplesmente o decora, mais sólido se torna um saber em sua mente e mais difícil será esquecê-lo.

3. Tire suas dúvidas durante as aulas

O professor é um facilitador de sua aprendizagem. Por isso, o local adequado para esclarecer suas dúvidas é a sala de aula.

Fique atento às explicações e atividades desenvolvidas durante as aulas para que, antes de sair da faculdade, você já tenha clareza quanto aos tópicos complicados. E então, conhecendo suas dúvidas, peça ajuda ao professor e aos colegas.

O conhecimento necessita de bases para se desenvolver. Por esse motivo, não dá para entender assuntos mais complexos se você não tiver pleno domínio de tópicos mais simples. Não tenha vergonha de perguntar e não saia da sala até ter clareado suas dúvidas!

4. Aprofunde seus estudos

Na graduação, cada disciplina tem sua ementa e bibliografia recomendada, que fornecem um panorama daquilo que será estudado sobre a área.

Porém, se você quer ser o destaque acadêmico do seu curso, vá além do previsto. Não restrinja-se à bibliografia básica do curso, tampouco ao conteúdo ministrado nas aulas.

5. Realize atividades extracurriculares

Além das aulas próprias das disciplinas que você terá na faculdade, é possível aumentar seus conhecimentos e sua reputação acadêmica realizando atividades extracurriculares, como projetos de iniciação científica, monitorias ou estágios.

Caso você tenha vontade e condições, uma ótima alternativa para construir seus diferenciais e destacar-se é a realização de intercâmbios, participação em programas de voluntariado e cursos complementares, como de idiomas.

Quanto mais rica sua formação, mais valor você agregará a si, e maiores chances terá de ser reconhecido por seus talentos dentro e fora da faculdade.

6. Aprimore sua organização

Alunos que se destacam academicamente certamente são muito bem organizados. Afinal, é preciso dar conta de estudar os conteúdos das aulas, fazer os trabalhos acadêmicos, revisar as matérias para os dias de prova, entre outras atividades.

Assim, para ser um aluno acima da média, aprimorar sua organização é a saída. Adote um caderno ou um arquivo digital, no qual você insira seus compromissos, prazos, metas, enfim, tudo o que faz parte de sua vida e é importante. Acostume-se a consultar e atualizar esse arquivo com as informações que são relevantes para você.

Mantenha seus materiais didáticos separados por disciplina e/ou assunto e seja criterioso com a forma com que você insere apontamentos em seus cadernos, pois isso pode facilitar a busca de informações quando precisar delas.

Um cronograma de estudos bem definido, que traga clareza quanto ao que deve ser estudado a cada dia também ajuda muito em seu desempenho.

7. Supere expectativas

O mínimo que se espera de um estudante universitário é que ele obtenha notas suficientes para ser aprovado nas disciplinas sem grandes dificuldades. Contudo, para ser destaque acadêmico e tirar máximo proveito dos seus anos de universidade, é preciso superar as expectativas de todos, as suas, de sua família e de seus docentes.

Ao estudar, tire um pouco o foco das avaliações e transfira-o para seus reais objetivos. É mais interessante pensar em ser um bom estudante para aprender os conteúdos com qualidade e, no futuro, tornar-se um excelente profissional, que ficar neurótico pensando no que vai cair na próxima prova.

Boas notas são consequências naturais de um bom trabalho realizado, então concentre-se em dar o seu melhor, todos os dias.

Com disciplina e desejo de alcançar metas grandiosas, como graduar-se com louvor e construir uma vida acadêmica e profissional de sucesso, será fácil ser o destaque acadêmico do seu curso.

Esteja atento aos ensinamentos dos docentes e, a cada dia, encontre maneiras de ser melhor aluno do que você já é, estude com mais afinco, supere suas dificuldades e, acima de tudo, utilize o ambiente acadêmico para seu crescimento e amadurecimento pessoal. Os resultados serão surpreendentes.

Gostou de nossas dicas? Então confira como se tornar um calouro universitário de sucesso!