Você já pensou em trabalhar como voluntário em suas próximas férias? Saiba que esse tipo de atividade, além de altamente gratificante, pode ajudar muito em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Você tem dúvidas sobre isso? Então, o texto de hoje é perfeito para você! Confira já 7 motivos que certamente vão convencê-lo a trabalhar como voluntário durante as férias e inicie já essa experiência!

Fazer o bem

Há muitas coisas no mundo que podem ser  melhoradas. Existem pessoas e animais em situação de risco, passando por injustiças, necessidades e sofrimento cuja intensidade sequer somos capazes de imaginar.

Sozinhos, provavelmente não conseguiremos livrar o mundo todo de seus males. Porém, fazendo trabalho voluntário, a partir de pequenas iniciativas, temos a oportunidade de nos tornar super-heróis da vida real, deixando mais leve o fardo daqueles que necessitam de ajuda.

Assim, fazer o bem, por si só, já é um excelente motivo para trabalhar como voluntário. Só que muita gente usa a falta de tempo como desculpa para não começar. Porém, nas férias, você terá tempo de sobra. Que tal, então, usar seu tempo livre de uma maneira mais produtiva?

Você pode utilizar alguns dias de suas férias para trabalhar em organizações não governamentais (ONGs), asilos, orfanatos, abrigos hospitais ou outros locais que demandem mão de obra voluntária. Você fará o bem e ainda terá tempo de sobra para descansar.

Desenvolver novas competências

Seja qual for a área que você escolha para atuar como voluntário, sempre há oportunidades para o desenvolvimento de novas competências.

Você pode:

  • melhorar suas habilidades de comunicação e sua criatividade voluntariando-se para ser um contador de histórias em asilos e orfanatos;
  • aprender a cozinhar, trabalhando como voluntário no preparo de alimentos para pessoas carentes;
  • entender melhor sobre construção civil, auxiliando na construção de moradias populares;
  • desenvolver a empatia e aprender mais sobre saúde, realizando trabalhos com pessoas hospitalizadas;
  • aprender sobre animais, voluntariando-se para ajudar em lares de cães e gatos abandonados.

Essas são apenas algumas hipóteses, mas há uma enorme quantidade de outras alternativas para quem quer trabalhar como voluntário. E todas elas, sem dúvida, podem facilitar a construção de novas competências e conhecimentos, úteis não só na esfera acadêmica e profissional, mas na vida de um modo geral.

Enxergar o mundo de uma forma diferente

Cada um de nós tem sua própria história e sua maneira peculiar de interpretar o mundo. E, frequentemente, temos dificuldade de ver a vida sob a perspectiva do outro.

Como seria sua vida se você não tivesse a saúde, o dinheiro ou as demais coisas boas que possui em sua realidade?

Ser voluntário fará com que você deixe de ser alheio aos problemas do mundo, e se torne apto a enxergar o mundo de um jeito diferente, encarando a dor do outro como se fosse sua, e mobilizando-se para ajudar no que for possível.

Dar mais valor à sua própria vida

Existem dias em que nos sentimos completamente sem sorte. São aquelas ocasiões em que pequenas coisas não dão certo, e embora no fundo saibamos que são acontecimentos insignificantes, fazemos uma verdadeira “tempestade em um copo d’água”.

Trabalhar como voluntário permitirá a você dar mais valor à sua própria vida e lidar com mais leveza com as pequenas frustrações do cotidiano.

Ao perceber que muita gente leva uma vida cheia de dificuldade e ainda assim consegue olha para o futuro com otimismo, você se torna mais grato por aquilo que tem e se transforma em uma pessoa mais positiva.

Enriquecer seu currículo

Nós dias de hoje, o mercado de trabalho se mostra cada vez mais exigente, e pode ser um grande desafio conseguir uma colocação se você não tiver um bom histórico profissional.

Trabalhar como voluntário irá enriquecer seu currículo, e o fará sair na frente da concorrência quando chegar a hora de buscar um trabalho remunerado, o que é excelente, principalmente para quem está em busca de uma primeira experiência.

Aumentar suas chances de encontrar sua missão pessoal

Talvez você já tenha escolhido a carreira na qual deseja seguir nos próximos anos. Mas você sabe com exatidão qual é sua missão pessoal?

Viemos para o mundo não apenas para estudar, trabalhar e envelhecer. Cada um de nós tem uma missão, que pode ser, por exemplo, ajudar as pessoas, desenvolver-se, deixar um legado à humanidade.

E se tudo isso pode parecer complicado de se descobrir, saiba que o trabalho voluntário pode ajudar você a entender mais depressa para qual finalidade você nasceu.

Ter mais felicidade

Trabalhar como voluntário pode não recompensá-lo com dinheiro, mas o pagamento que você recebe vem em forma de algo muito mais valioso: felicidade!

Ajudar os outros, sem esperar nada em troca é garantia de sentir prazer e satisfação intensos, o que pode tornar sua vida mais feliz e repleta de sentido.

Fazer o bem e vivenciar experiências proporcionadas pelo trabalho voluntário colocará você em contato com sua verdadeira essência, ajudando-o a desenvolver um olhar mais humano e solidário sobre a vida.

E é a partir daí que fica mais fácil perceber que a felicidade não está na quantidade de dinheiro que você tem, ou nas coisas externas que fazem parte do seu mundo, mas sim no bem que você faz e no tipo de pessoa que você é de verdade.

Há uma quantidade enorme de razões para que você opte por trabalhar como voluntário em suas próximas férias!

Além de ter a chance de adquirir novas competências, você terá contato com situações que podem transformar intensamente sua forma de encarar o mundo e sua própria existência.

E se você considera que esses argumentos não são suficientes, lembre-se que um trabalho voluntário pode agregar alto valor ao seu currículo e abrir portas para valiosas oportunidades no universo profissional.

Por isso, aproveite as férias para fazer algo de útil pelo mundo e por sua carreira! Busque locais que necessitem de voluntários e coloque já a mão na massa!

O que achou do texto? Ficou animado para iniciar-se em algum trabalho voluntário?

Siga-nos nas redes sociais e acompanhe de perto todos os nossos conteúdos e novidades!