Existem aqueles que estudam somente porque precisam, os que gostam pelo menos um pouquinho e há quem goste muito de estudar. Excelentes profissionais são resultados de todos os tipos de estudantes, cada qual na sua especialidade e dentro de seu perfil profissional. Não existe certo ou errado, mas cada perfil de estudante leva a um tipo de profissional, seja no cursinho ou na faculdade.

Se para você o relógio não faz diferença na hora de estudar ou fazer uma pesquisa, queremos falar com você. Para algumas pessoas, não existem limites para o aprendizado e a inovação, elas transformam dados em informação e informação em conhecimento. Elas são responsáveis por construir, reformar e desconstruir paradigmas.

As pessoas com este perfil não se conformam com o procedimento padrão das coisas, sempre buscam uma forma diferente, mais rápida e fácil de fazer algo. Por isso, muitas delas decidem, com paixão, seguir a carreira acadêmica. Se seu projeto de vida se identifica com esta descrição, a leitura a seguir alimentará o desejo de ser e fazer diferença em seu mundo.

Esse é seu projeto de vida

Falar de carreira acadêmica é falar em projeto de vida. Desde o nosso nascimento somos incitados a adquirir novos conhecimento. No entanto, o o desenvolvimento pessoal não depende unicamente de nós mesmo. Para aprender é preciso que existam pessoas capacitadas e dispostas a ensinar.

O profissional acadêmico tem sua motivação na vontade de fazer diferença nas vidas das pessoas com quem convive. Ensinar é mais do que preparar um plano de aula, tirar as dúvidas dos alunos, improvisar quando necessário, preparar e corrigir provas e trabalhos.

A arte de ensinar compreende a capacidade de introduzir novos conceitos, tratar conceitos antigos, entender as dificuldades dos estudantes e traçar a melhor estratégia para que novos conceitos e informações sejam aceitos e aplicados na prática alunos.

Você tem sede de aprendizado sem limites

Já falamos que nunca deixamos de aprender. E também nunca deixamos de ensinar, pois influenciamos pessoas — positiva ou negativamente — por onde quer que passemos. Mas um aprendizado sem limites é muito mais do que simplesmente continuar com a sede de aprender coisas novas.

Significa levar o aprendizado a um outro nível, alçando o aluno do nível da teoria para a prática na vida real. Não existe melhor maneira de aprender do que praticar e às vezes errar — o que se aprendeu.

O aprendizado sem limites contempla extrapolar a matéria por meio da pesquisa, o aperfeiçoamento do aprendizado pela técnica de tentativa e erro, e a transformação da pessoa humana pelo aumento da sede de buscar novas maneiras de realizar e fazer acontecer.

Você pensa em inovação sempre

A insaciável sede do saber motiva a busca constante por novas formas e conceitos. A isto chamamos inovação. Inovar significa tornar novo algo que se baseava em um velho conceito, gerando um novo conceito que sirva de base para novos raciocínios e novas fórmulas de “fazer acontecer”.

As pessoas com esta interminável sede de saber se utilizam de pesquisa para fomentar a inovação do conhecimento e dos fundamentos do ensino. É principalmente por este motivo que o ensino nunca envelhece, mas se renova pela inovação de conceitos e fundamentos.

A construção de um mundo melhor é seu objetivo

O mundo, como o conhecemos, é feito por pessoas. Sem elas, nada do que existe faria sentido. Portanto, quando o educador motivado insere novos conceitos e fundamentos nas mentes de seus pupilos, o processamento destes conceitos gera conceitos novos e transformadores que quebram paradigmas os quais antes cerceavam a dilatação dos limites do saber.

O mundo só será melhor quando paradigmas e barreiras forem quebrados, quando conceitos forem superados e substituídos por novos conceitos que derrubem as fronteiras e limites do mundo atual, abrindo portões para horizontes maiores e melhores.

Seu perfil é de transformação

Ensinar sem transformar é apenas transmitir informações. O verdadeiro perfil transformador oferece informações acompanhadas de processamento e raciocínio auto motivado, ingrediente essencial para a transformação do mundo em que vivemos. Aceitar conceitos antigos sem questionamento é se render aos paradigmas e velhas ideias que trouxeram o mundo exatamente aonde ele está.

Se queremos ir a um lugar diferente, os caminhos que nos trouxeram até aqui não nos servirão. Precisamos de caminhos diferentes. Estrutura para buscar novos conhecimentos e conceitos é necessidade primária para esta transformação. Seguir a carreira acadêmica é firmar um compromisso com a transformação do velho em novo.

Você quer se tornar uma referência

Você se lembra da professora do ensino fundamental? Aquela que lhe ensinou os fundamentos de língua portuguesa, matemática e as bases do ensino? Quando crianças e jovens, imploramos por referências externas ao nosso mundo particular, pessoas marcantes fora do circuito família.

Se os jovens não tiverem referências preparadas para tal, o futuro terá menos pessoas preparadas para questionar, quebrar paradigmas e gerar pensamentos embasados em novos conceitos. Se gerarmos “burrinhos de presépio”, que somente assentem com a cabeça a tudo o que ouvem, o futuro de nossos filhos e netos não apenas será sombrio, mas inócuo e sem sabor.

A pior situação para um ser humano é não ser questionado, confrontado e submetido a conflitos. O contrário disso é alguém que se recicla, renova, se reconstrói e muda tudo ao seu redor.

Você quer ajudar na construção de pessoas

Se queremos mudar o mundo, devemos começar por nós mesmos. Depois passarmos aos vizinhos, amigos, familiares e comunidade. Ninguém conseguirá mudanças significativas se não mudarem a forma de pensar das pessoas. Construir pessoas é moldar o mundo num futuro próximo.

A forma como construímos as pessoas nos dirá como será o mundo neste futuro que se aproxima. Pessoas sem ideais, ética e responsabilidade social nada mais farão senão continuar a levar o mundo a um precipício amoral, anti ético e irresponsável. A forma de gerar valores estáveis e preciosos neste mundo é oferecer às pessoas estes novos valores. Os antigos tiveram seu prazo de validade expirado. As verdadeiras instituições se renovam independentemente de seu tempo de existência.

A vida pede mais que teoria. E ensinar é muito mais que conceitos sem prática. Ensinar é fazer viver o que se aprende, é experimentar o que se vende e conhecer o que se pretende. Transformar o mundo pode acontecer no cursinho, no vestibular, na faculdade e, em paralelo, em sua vida por completo.

Só depende de sua atitude. Depende se você vai optar por ver as coisas acontecerem, sem qualquer participação sua nas mudanças e transformações, ou se você escolherá por “fazer as coisas acontecerem”, contribuindo para transformar o mundo ao seu redor, pela transformação e renovação das pessoas que você influenciar.

Empresas transformam o ambiente no qual são instaladas. Pessoas influenciam pessoas por onde quer que passarem. Voe mais alto! Você nasceu para isso.

Se esse conteúdo te ajudou a ver que seguir a carreira acadêmica é a sua missão, curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais dicas desse universo!