Estamos vivendo em um mundo cada vez mais competitivo: a disputa por vagas de estágio e de emprego está muito acirrada, e saber se destacar em meio ao mundo profissional é algo que te colocará à frente de muitos. As entrevistas e as análises de currículo e perfil estão intensas, então, nada mais justo do que procurar uma maneira de se mostrar apto para as oportunidades que baterem à sua porta.

Especializar-se em uma área que você deseja, por exemplo, é algo de extrema importância. Mas e antes disso? De nada adiantar fazer vários cursos se você ainda não possui o básico — não apenas para conseguir um trabalho, mas para a vida. Em outras palavras, um diploma universitário!

Por mais simples que pareça, ter concluído sua graduação e carregar um diploma debaixo do braço faz toda a diferença em sua caminhada para o sucesso. Com ele, além de muitas vantagens comparativas, você receberá também uma série de aprendizados essenciais para construir quem você é, além de muito crescimento e amadurecimento.

Dê uma olhada em quantos benefícios um diploma universitário pode trazer!

1. Mais conhecimento

Essa é uma clara vantagem de possuir um diploma, e não poderia estar em outro lugar se não o primeiro! Ingressar em uma boa universidade, assistir as aulas, fazer provas, trabalhos e conviver com professores renomados é algo que trará uma enorme carga de conhecimento para a sua vida.

A rotina de uma graduação só existe com esforço e muito estudo: você lerá e escreverá muito, além de ter de chegar a conclusões, apresentar pesquisas e, com isso, também gerar conhecimento (e não apenas absorvê-lo).

2. Maturidade para a vida

O conhecimento adquirido na faculdade vai muito além do acadêmico e do profissional: quando ingressamos em um curso superior, estamos também com uma oportunidade em mãos para crescer pessoalmente.

Ter de lidar com prazos, novas responsabilidades e, principalmente, como conviver com muitas pessoas (e muito diferentes!) serão aprendizados que você levará para toda a vida, e que ajudarão a construir quem você será no futuro. Por isso, aproveite cada momento e enxergue cada dificuldade enfrentada como uma lição.

3. Uma base sólida

Como já dito, não podemos correr atrás de vários cursos e especializações sem antes termos construído a base do que queremos. É assim que funciona a faculdade. Ela servirá como a base para o que você deseja alcançar e, além disso, como a confirmação do que você sempre quis.

Não é possível ter a certeza de que queremos seguir uma determinada carreira, por exemplo, sem antes termos estudado sobre ela. Dessa forma, possuir um diploma universitário é a confirmação de quem você poderá ser e, nesse mundo que tanto muda, você terá acumulado confiança para seguir em frente com seus sonhos.

4. Diversos contatos

Conseguir o primeiro emprego e finalmente entrar no mercado de trabalho é algo que pode ser assustador à primeira vista. Esse processo de inserção, no entanto, pode ser muito menos doloroso e pode acontecer de uma forma que você se sinta mais confiante: basta que você tenha algum contato que passe suas boas referências.

Se você for realmente bom de serviço, competente e conseguir se mostrar apto, com certeza, vai abrir os olhos das pessoas para o seu lado. E grande parte desses contatos pode ser feita passando pela faculdade e se formando junto a pessoas com os mesmos interesses que os seus. Ponto para o diploma!

5. Mais portas abertas

Além dos contatos que você conseguirá fazer na faculdade, que poderão te indicar a empregos e expor seu potencial, muitas outras oportunidades podem surgir ao ter um diploma em mãos.

Para simplesmente realizar a entrevista de alguns empregos, ter finalizado o curso superior é um pré-requisito e, por isso, estar formado é praticamente uma vantagem competitiva. Mesmo que muitos digam que um simples diploma não atesta nada sozinho — o que é verdade, afinal, você tem de se mostrar um bom profissional para além disso —, ele, com certeza, te garantirá mais oportunidades.

6. Salários maiores

O custo de vida é algo que também tem aumentado com o passar dos anos, e receber um bom salário é algo que a maioria das pessoas almeja ao pensar em futuro profissional e carreira.

E é comprovado: pessoas formadas e portando diploma acadêmico recebem maiores remunerações em relação àquelas que não completaram uma graduação. E por quê? É simples: as pessoas formadas são consideradas mais aptas para ocupar cargos mais altos, por terem acumulado maior conhecimento e, na maioria das vezes, possuírem mais habilidades.

7. Possibilidade de especialização

Especializações são extremamente desejáveis para um currículo, dado o atual mercado de trabalho. Mas, como já dito, não adianta fazer dezenas de cursos se você não possui uma base.

Com essa base concretizada e com o diploma na parede, você terá a oportunidade de entrar em pós-graduações, fazer mestrado, doutorado e dar continuidade ao seu aprendizado de diversas formas — tudo isso depois de ter completado todos os anos de faculdade.

O diploma abre essa possibilidade por ser um pré-requisito para que você vire um mestre ou doutor em determinado assunto, por exemplo. E disso você, com certeza, já sabia!

8. Reconhecimento

Possuir diploma de um bom curso em uma universidade renomada do país traz, dentre todos os outros aspectos citados, o reconhecimento. Reconhecimento de sua família, das pessoas que passaram por sua trajetória acadêmica e, principalmente, reconhecimento dentro do mercado de trabalho.

O diploma universitário não é a garantia do sucesso profissional absoluto, mas tê-lo em mãos pode dizer muito sobre você: alguém que arcou com as responsabilidades de um curso e conseguiu concluir um novo ciclo de aprendizado. Isso é algo de grande valor em nossa sociedade, e você não pode deixar esse fator de lado na hora de trilhar o seu futuro!

Você ainda tem dúvidas de que um diploma universitário é um grande diferencial em seu currículo frente a toda competitividade do mercado de trabalho? Todos esses benefícios listados acima são a prova disso.

E aí, já escolheu qual será o curso da sua graduação? Conte para a gente nos comentários sobre sua experiência! Temos certeza de que ele será peça chave para sua formação como profissional!