Dar um tempo entre um período de estudo e outro é muito importante, inclusive para ajudar a absorver melhor o conteúdo que foi visto. Mas nem sempre isso quer dizer que você está disposto a sair por aí gastando todo seu dinheiro, não é mesmo? Ir ao shopping, ao cinema, a restaurantes e shows não são as únicas opções de diversão que você pode ter no tempo livre.

Fazer atividades fora de casa, econômicas e que não envolvam muitas despesas é possível. Muitas delas podem até ser bem mais baratas do que pensamos — algumas são até gratuitas.

Para ajudar você a relaxar e dar um tempo nos estudos, trouxemos essas 9 dicas de lazer para incluir na sua lista.

Livrarias

Livros são fontes de conhecimento puro desde os tempos mais antigos e podem ser opções muito em conta para ampliar horizontes. Se você não pode investir muito, uma alternativa é pedir vale-presentes de livrarias no seu aniversário, por exemplo. Dicas de livros bons e conhecidos são “O Pequeno Príncipe”, obra conhecida mundialmente do francês Antoine de Saint-Exupéry e “O Invasor”, do escritor brasileiro Marçal Aquino.

As livrarias também são um ambiente onde você pode relaxar, se distrair e aprender muito. Boa parte delas tem apresentações de lançamentos de livros, bate-papos e palestras gratuitas nos dias de semana. Fique de olho nas programações e tire o melhor proveito dessas oportunidades.

Bibliotecas

A grana está muito curta? Sem problemas! Você pode trocar as livrarias por bibliotecas. Elas são um convite perfeito para quem busca cultura e aprendizado. Você pode se associar à biblioteca mais próxima da sua casa, ou utilizar a biblioteca da sua universidade para mergulhar nos mais diversos tipos de livros e conhecimentos que esses locais disponibilizam.

Você pode pegar emprestado livros, materiais em áudio ou vídeo e quaisquer outras formas e fontes de informação que a biblioteca oferecer. É uma maneira barata ou até gratuita de se manter sempre em dia com a graduação, mas, ao mesmo tempo, relaxar um pouco das provas e dos trabalhos.

Internet

A internet também disponibiliza diversos materiais gratuitos para capacitação e aprendizado. Por exemplo, se você quer aprender mais sobre economia, pode pesquisar por especialistas que ensinam como fazer isso.

Os assuntos são quase infinitos e as fontes, nem se fala. O melhor é que muito do que você aprende online pode ser testado e aplicado quase que imediatamente.

Outra vantagem da internet é que você pode consumir conteúdos no formato que achar melhor: textos de blogs, vídeos do YouTube, PDFs, e-books, infográficos e até podcasts.

Teatro

Não pense que somente pessoas com um bom poder aquisitivo frequentam peças de teatro. É possível assistir a espetáculos gastando pouco ou, até mesmo, nada.

Muitos grupos de alunos de cursos de artes cênicas se apresentam dessa maneira, cobrando apenas valores simbólicos. Pode ser que a entrada seja um alimento não perecível para ajudar instituições. Para ficar por dentro de eventos como esse, busque no site da prefeitura ou das universidades e faculdades da sua cidade e região.

Museus

De história antiga, arte moderna ou qualquer outro assunto que interessar a você, os museus são sempre uma boa oportunidade para passear e aprender algo. Para estudantes, existem promoções e descontos constantes nos valores de entrada. É possível encontrar museus que ofereçam entrada gratuita em determinado dia, como por exemplo, o último domingo de cada mês.

Passear pelas galerias e corredores de museus, muitas vezes, é uma volta no tempo, em que você pode conhecer mais sobre estilos, tradições e histórias dentro dos assuntos que mais chamam sua atenção. Os sites de museus costumam ser bem atualizados e informar o tipo de exposição disponível, o período pelo qual elas estarão no local e os valores de ingressos.

Cozinhar em casa

Você não necessariamente precisa comer fora para comer bem. Pra quem gosta de cozinhar, e até para aqueles que não têm muita prática, existem hoje diversos canais e sites com receitas práticas de fazer. E os ingredientes, na sua grande maioria, são simples e também fáceis de serem encontrados nos supermercados.

Por isso, reunir os amigos para uma refeição legal, diferente e mais barata é uma boa dica para quem está controlando os gastos. E você não precisa arcar com todos os custos: pode fazer uma vaquinha e ainda convidar os colegas pra ajudar a preparar a refeição. Provar culinárias de outros países e tentar reproduzir os pratos também é muito válido para desenvolver novos gostos.

Free tours

Diversas cidades oferecem tours gratuitos, principalmente aquelas que se destacam pelo turismo. Participar desses passeios guiados pode te ensinar muitas novas histórias da sua própria cidade que, talvez, você nem conheça. É comum que pessoas nativas ou que moram na mesma cidade por longos períodos esqueçam de aproveitar certos locais.

Estar rodeado de pessoas que sabem a história de pontos importantes e ricos historicamente é interessante para se conectar com a origem da cidade e entender melhor os costumes da região.

Trilhas

Se você é uma pessoa aventureira e gosta de se sentir envolvido com a natureza, pode aproveitar o tempo livre para fazer trilhas e respirar um ar puro. O contato com o meio ambiente pode te ajudar a ficar mais relaxado, focado e tranquilo, eliminando o estresse das grandes cidades.

Procure dicas de trilhas na sua cidade ou arredores, separe um par de tênis bom e confortável e se jogue na aventura.

Parques

Você pode aproveitar os parques da cidade onde vive, mesmo que sejam pequenos, para fazer atividades físicas, ler um livro na sombra de uma árvore, pegar um sol ou participar de encontros de grupos.

Ao sair um pouco de casa para espairecer e explorar o dia, além de provavelmente não precisar gastar tanto, você também cuida da sua saúde física e mental.

Aproveitar o tempo livre e unir atividades prazerosas e de baixo custo é a saída ideal para a maioria dos estudantes. Basta que você pesquise um pouco para que, em vez de gastar muito dinheiro, gaste um pouquinho de tempo e possa desfrutar das melhores opções disponíveis ao seu redor. As dicas de lazer que apresentamos hoje certamente vão te ajudar a economizar, se divertir e aprender.

O que você achou dessas dicas? Já usa alguma delas pra economizar e se divertir ao mesmo tempo? Compartilhe suas experiências nos comentários.