Direito é um dos temas favoritos do cinema. Dentre os filmes mais bem avaliados por telespectadores estão os que trazem o ambiente dos tribunais e as investigações criminais. Mas além da fascinação e curiosidade que despertam, essas obras podem ser excelentes fontes de aprendizado para quem está se preparando para seguir uma carreira jurídica.

Confira 9 filmes sobre Direito que você deve assistir!

1. As duas faces de um crime

O filme começa com uma perseguição policial a um jovem de 19 anos, preso com as roupas cobertas de sangue após assassinar um arcebispo, querido pela comunidade, com 78 facadas. Porém, o caso que parece resolvido, ganha um novo olhar quando um advogado ganancioso e bem-sucedido, que adora estar presente na mídia, se dispõe a atuar na sua defesa.

Para estudantes de Direito que desejam se tornar criminalistas, o desfecho surpreendente desse filme traz uma série de temas como: saúde mental, relacionamento entre advogados e clientes e como a falta de ética profissional pode comprometer o senso de justiça.

2. A condenação

Até onde uma pessoa é capaz de ir para defender quem se ama? Dirigido por Tony Goldwyn, “A Condenação” é um filme baseado na saga real de Betty Anne para provar a inocência do irmão, condenado a prisão perpétua, em 1983.

Sem dinheiro para pagar um bom advogado, a garçonete, mãe de dois filhos pequenos, decide estudar Direito para defender o irmão por conta própria. Uma saga que dura quase vinte anos. Tentando lidar com as próprias limitações e vida pessoal, Betty aproveita as falhas no julgamento e provas forenses para tentar mudar o destino do seu irmão.

O filme dá uma aula de Direito nas telas, com lições essenciais para quem ainda está se preparando para um mundo tão complexo e falho, mas cheio de oportunidades do sistema judiciário.

3. Doze homens e uma sentença

O nome mais antigo dessa lista, de 1957, é o quinto filme mais bem avaliado do maior ranking de filmes da internet, o site IMDB. O roteiro mostra o julgamento de um jovem indiciado pela morte do próprio pai.

A história é essencial para quem está estudando Direito, pois é focada no poder de argumentação e persuasão de um advogado para convencer onze jurados, de um juri de doze pessoas, que estão convencidos da culpa do seu cliente.

4. Um sonho de liberdade

O filme mais bem avaliado do IMDB também está nessa lista e traz um tema polêmico, que ainda desperta o interesse de quem deseja fazer uma carreira penal: a prisão perpétua. A história se concentra na vida de um banqueiro acusado de matar a esposa, mesmo declarando inocência.

Sua busca por liberdade e os laços de amizade criados com outros presos de Shawshank, uma das penitenciárias de segurança máxima mais duras dos Estados Unidos, dão vida a um dos filmes mais icônicos do cinema. Ideal para que quem está do outro lado do sistema prisional entenda como funciona o dia a dia de um condenado.

5. O segredo dos seus olhos 

Com um dos finais mais surpreendentes da história do cinema, esse é um dos filmes sobre Direito que não pode ficar fora da sua lista. A história traz como protagonista um oficial de justiça penal que se dedica a escrever um livro sobre a justiça argentina durante a ditadura militar e tem como foco uma trágica história de assassinato de uma jovem.

Ideal para estudantes de Direito que desejam entender o sistema judiciário como um todo, o filme, que também foi adaptado para uma versão americana, mostra os impactos de um caso sob diversos pontos de vista: de promotores, policiais, advogados e até mesmo da família da vítima.

6. Tempo de matar

Tempo de Matar é um filme de 1996, que conta a história de um advogado afundado em dívidas, contratado pelo operário negro Carl Lee, um homem acusado de assassinar dois homens brancos, após estuprarem violentamente sua filha de dez anos no Mississipi — estado conhecido pelo racismo e crimes de ódio nos Estados Unidos.

Com a ajuda de uma estudante de Direito, o protagonista precisa criar uma forte defesa para o seu cliente, diante de um júri formado majoritariamente por brancos conservadores – disposta a mandar o acusado para a cadeia – enquanto lida com ataques e ameaças de grupos racistas da cidade.

7. Erin Brockovich — Uma mulher de talento

Nem só de investigações criminais são feitos os filmes sobre direito. Erin Brockovich é a história real de uma arquivista de um grande escritório de advocacia, que reúne provas para processar uma grande companhia de eletricidade, responsável pela contaminação da água de uma cidade.

O filme é uma lição sobre como o empenho e busca pela verdade são características ainda mais importantes do que uma graduação para quem deseja se tornar um advogado de sucesso.

8. Olho por olho

Um dos filmes sobre direito mais eletrizantes dessa lista mostra os graves problemas da justiça através da história de Karen McCann. Uma mãe, que após presenciar por telefone o estupro e morte de sua filha de 17 anos, vê o assassino, revelado por um teste de DNA. Graças a uma falha técnica, o caso é rejeitado pelo juiz e a mãe da vítima vê o criminosa sair pela porta da frente do tribunal.

A partir daí começa sua jornada pessoal para fazer o quer a justiça não fez e evitar que o assassino ataque de novo. Os desdobramentos da história são essenciais para quem está se preparando para encarar o sistema judiciário e as suas peculiaridades.

9. Filadélfia

Racismo, machismo e homofobia são temas constantes nas narrativas sobre Direito. Neste filme, o telespectador pode acompanhar um jovem e talentoso advogado da Filadélfia, que possui a sua carreira interrompida ao descobrir ser portador do vírus HIV, contraído em uma relação homossexual.

Sua luta por justiça contra a firma que o demitiu mostra que a imparcialidade nem sempre é uma característica do sistema judiciário e que as suas injustiças podem atingir até mesmo quem faz parte dele.

E você, já assistiu algum desses filmes sobre Direito? Conhece outros nomes que possam complementar essa lista? Compartilha com a gente nos comentários!