O estágio é uma excelente forma de aproximar o aluno da rotina da sua futura profissão e da realidade do mercado de trabalho. Esse é o primeiro passo para uma carreira profissional, e uma importante forma de criar uma rede de contatos para o futuro.

Porém, com todas as exigências que um trabalho exige, a maioria dos estudantes encontra dificuldades para conciliar a rotina profissional com a faculdade. Se você enfrenta o mesmo problema, confira o nosso post com 8 dicas para tornar a sua rotina de estagiário mais leve e mais produtiva!

Escolha um estágio na sua área de graduação

Não vale a pena investir em um estágio durante a faculdade se ele não agregar valor prático e técnico ao seu aprendizado. Isso é importante não apenas para o seu currículo, como também para cumprir as horas de estágio exigidas por boa parte dos cursos.

Além disso, uma empresa que contrata estudantes é obrigada a seguir uma legislação específica, em que não pode ultrapassar a carga horária estabelecida, e deve destinar um período menor de trabalho aos estagiários em períodos de prova.

Otimize o seu tempo

As principais dificuldades de estudantes que precisam conciliar estágio e faculdade é a falta de tempo. Muitas vezes, a má organização gera um acúmulo de atividades e situações em que esses estudantes constantemente se veem obrigados a priorizar estudos ou trabalho, ou acabam levando tarefas da faculdade para o estágio e vice-versa.

Para otimizar o tempo, é necessário que você entenda que o seu horário de estágio é voltado unicamente para as suas atividades profissionais, e o mesmo vale para os estudos. Caso algo se acumule, tente abrir mão de um dia no final de semana, um horário de almoço ou aproveite o tempo gasto no transporte público, por exemplo, para realizar essas pendências.

Planeje as suas atividades diárias

Uma das dicas para otimizar o seu tempo é começar o dia planejando todas as atividades. A maioria dos estudantes reclama por não conseguirem dar conta de todas as atividades em apenas 24 horas, ou não conseguirem descansar ou ter lazer como deveriam.

Para ajudar com esse problema, comece anotando todas as suas atividades do dia em uma lista, com os horários para a sua realização. Essa estratégia simples ajuda a criar um panorama mais claro do que precisa ser feito.

Priorize sempre as tarefas mais urgentes para evitar que a sua entrega fique para cima da hora. No fim do dia não deixe de conferir se todas foram cumpridas e crie estratégias que possam melhorar o seu planejamento.

Não deixe suas tarefas para amanhã

Sabe aquelas tarefas que você normalmente vai deixando para amanhã? Pode ser impossível realizá-las de maneira satisfatória quando se está estudando e trabalhando ao mesmo tempo. Proatividade não é apenas uma palavra bonita para os currículos, e sim, uma das características mais apreciadas em profissionais.

Saber se organizar e cumprir prazos não apenas evitará que você acumule conteúdos para estudar ou tarefas não cumpridas, como também te transformarão em alguém admirado por colegas de trabalho e líderes — algo que pode garantir networking e uma futura contratação após a formatura.

Crie um plano de estudos

Para conciliar estágio e faculdade, você precisará de uma boa estratégia para não comprometer o andamento da sua graduação. Um plano de estudos ajuda a analisar as melhores formas de manter uma rotina organizada, livre de estresse ou falta de tempo.

Mesmo que sobrem poucas horas para estudar diariamente, se você se mantiver focado, com certeza, elas serão produtivas. Você pode começar distribuindo as tarefas mais difíceis para os dias em que você estiver mais livre na semana ou que não tenha aulas tão pesadas na sua grade curricular.

Dedique, pelo menos, uma hora diária para estudar as disciplinas em que você tem mais dificuldade e aproveite o tempo de deslocamento da sua faculdade até o estágio, por exemplo, para fazer uma revisão.

É importante que durante esse período você se desconecte e se livre de distrações para se manter focado apenas naquela tarefa. Crie um cronograma de prazos e de horários fora do seu período de estágio, e reserve um tempo semanal para descansar e realizar atividades de lazer.

Converse com o seu chefe

É muito comum que alguns chefes sobrecarreguem os seus estagiários de demandas e atividades. Mesmo que um estágio seja uma excelente oportunidade de aprendizado, a sua rotina deve ser muito diferente da dos profissionais formados, e com a remuneração maior do que a sua, atuando naquele ambiente de trabalho. Se você enfrentar esse problema, o mais indicado é ser honesto com o seu chefe sobre as suas necessidades e sobre o seu compromisso com a faculdade.

Não seja agressivo, demonstre o seu apreço pela oportunidade e a sua vontade de trabalhar, mas seja sincero sobre as suas limitações de tempo para ultrapassar sua carga horária ou levar demandas para casa.

Qualquer hora é importante para os seus estudos, principalmente em períodos de prova. Em vários momentos da sua carreira, você precisará ter essa conversa franca com a liderança. Não tenha medo de começar agora, antes que a situação fuja do controle.

Trate os seus estudos como prioridade

Caso essa conversa não dê resultados, priorize os seus estudos. Mesmo com a boa remuneração oferecida pelos estágios, que costuma ajudar estudantes em suas despesas, a função mais importante desse tipo de trabalho é dar embasamento prático, e te fazer vivenciar a sua futura profissão. Ou seja, um complemento à sua faculdade.

Então, não abra mão dos seus estudos, não deixe de entregar trabalhos e não falte às aulas, como se aquele já fosse um emprego certo para o seu futuro. Para atuar como um profissional, você precisará de um diploma e de todo o aprendizado que só a graduação pode te proporcionar. Aproveite esse tempo!

Não tenha pressa de começar a estagiar

Muitas faculdades só permitem que os seus estudantes ingressem em um estágio a partir do 3º semestre. Essa é uma maneira de ajudá-los a se concentrar unicamente nos estudos durante esse período de adaptação, em que a maior parte de conteúdos mais técnicos está sendo apresentado para pessoas que acabaram de sair do ensino médio. Algo que exige concentração e dedicação.

Procure um estágio quando você sentir que já equilibrou a sua rotina na faculdade e na convivência com professores e colegas. Ingressar em um estágio em períodos turbulentos pode comprometer todo o seu rendimento e pode atrasar o seu tempo de graduação. Evite correr esse risco.

E agora? Ficou mais fácil conciliar estágio e faculdade? Você está passando por essa experiência? Compartilhe com a gente!