Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a carreira de qualquer profissional começa no campus da universidade, e não somente após a entrega do tão sonhado diploma. Por isso, saber como fazer networking é uma chance de garantir maiores oportunidades que podem ser usadas no mercado de trabalho, sendo necessário fazer novos contatos e ampliar a rede de relacionamentos.

Fazer networking nem sempre quer dizer ter conexões em redes sociais. Além dos recursos disponíveis na internet, é necessário reconhecer que a faculdade é o ambiente perfeito para conhecer novas pessoas, aprender diversas habilidades e conversar com professores que já possuem certa experiência no assunto e podem ser uma ponte para novas indicações e novos empregos.

De modo geral, aqueles que conseguem aproveitar os benefícios oferecidos por meio do networking, ainda no período da faculdade, estão sempre um passo à frente dos seus futuros concorrentes.

Então, se você é universitário e quer aprender como fazer networking na faculdade, siga nossas instruções e comece agora mesmo a aumentar sua rede de contatos no meio acadêmico.

Defina seus objetivos para a carreira

Se você escolheu o curso responsável por sua formação, então, também pode escolher quais são os seus principais objetivos para a carreira. Além de aproveitar todo o conteúdo oferecido pela universidade, é importante ter consciência que este é um momento de preparação, no qual você deve solucionar todas as dúvidas que ainda restam quanto a escolha profissional.

Com os objetivos já em mente, sua rede de contatos pode ser mais bem definida, escolhendo as pessoas que você tem certeza que podem contribuir para seu aprendizado.

Seja presente na faculdade

Como já mencionado, a faculdade é o lugar ideal para ampliar sua rede de relacionamentos. No entanto, não basta apenas frequentar as aulas; é essencial marcar presença no próprio campus da universidade, participando de movimentos estudantis ou até mesmo conhecendo as rotinas de outros cursos.

Para não se tornar apenas mais um estudante na sua faculdade, comece a exercer tarefas de liderança que mostrem sua capacidade em assumir compromissos além dos estudos. Agindo desta forma, você demonstra mais interesse pelas propostas da faculdade, além de conseguir atrair melhores oportunidades para seu estágio ou possíveis trabalhos futuros.

Demostre seu interesse ao corpo docente

Os professores, melhor do que ninguém, podem te ajudar a abrir diversas portas, a começar pelas indicações que podem proporcionar muitas vantagens para sua carreira. Além da experiência que adquiriram ao longo da vida, estes profissionais possuem uma visão mais ampla do mercado de trabalho e, sendo assim, conseguem oferecer oportunidades interessantes, como uma monitoria, em que o estudante acompanha com mais detalhes as aulas do professor, além de receber até mesmo uma remuneração pelas funções realizadas, de acordo com o curso.

Apesar de serem vistos com certa distância por alguns estudantes, ter uma relação de respeito com os professores da faculdade é uma forma de demonstrar interesse pelo conteúdo oferecido, além de estar disponível para aprender novos ensinamentos, mesmo que isso lhe custe algumas horas a mais de estudos.

Tenha contatos em outras faculdades

Sabemos que as melhores oportunidades nem sempre estarão tão próximas de nós. Por isso, além de preservar os relacionamentos da sua universidade, é indispensável ampliar seus contatos e se aproximar de estudantes que pertencem a outras faculdades.

Uma ótima dica para tornar essa conexão possível é entrar em grupos disponíveis em redes sociais, escolhendo de acordo com a área pretendida. Lembre-se que esta troca de experiência e de informação pode ser bastante benéfica, já que um bom profissional sempre mantém um grande número de contatos em diferentes lugares.

Isso também amplia as chances de fazer negócios em outras regiões e não apenas no local onde estudou e sempre trabalhou.

Determine quem será seu mentor

Ao longo da nossa vida profissional é comum encontrarmos diversos desafios e obstáculos, mas quem disse que seria fácil conquistar o sucesso? Mas, para facilitar este trajeto rumo ao mercado de trabalho, ainda é possível contar com a ajuda de um importante personagem: o mentor.

O mentor será uma pessoa que já construiu uma boa reputação no meio acadêmico e profissional, sendo indicado para transmitir diversas orientações a respeito de uma área específica. Diferentemente de um professor que precisa prestar auxílio a todos os alunos da universidade, um mentor será designado para oferecer uma atenção especial.

Além de serem inspirações para você, os mentores também precisam fazer parte da sua rede de networking, em que o contato poderá ser mantido até mesmo fora da universidade.

Mantenha seus contatos atuais

Com certeza, você já conheceu algum contato por meio da indicação de um amigo, não é mesmo? Assim como você, milhares de estudantes estabeleceram novas conexões por meio de pessoas que já conheciam, justamente por preservar os contatos atuais.

Uma dica para ampliar esta rede de contatos é perguntar aos próprios amigos de faculdade se eles possuem indicações de outras pessoas com interesses em comuns. Nesta questão, saber como fazer networking pode te ajudar muito a cativar outros contatos no meio acadêmico, por meio de uma conversa produtiva e profissional. Contudo, não se intimide em fazer novas amizades e construir bons relacionamentos — eles podem ser a chave para abrir diversas portas para a carreira.

Outra questão é usar a internet para interagir melhor com esses novos contatos, caso sejam de cursos diferentes e, assim, não podem se encontrar com tanta facilidade no campus da universidade.

Saiba como fazer networking mesmo após terminar o curso

O período de aulas na faculdade pode ser extenso e desafiador, porém, quando bem aproveitado, o estudante tem a chance de se preparar melhor para enfrentar o competitivo mercado de trabalho. Por isso, aqueles que investem no networkig sabem que as oportunidades podem surgir dos lugares mais improváveis.

Neste caso, apenas criar uma rede de contatos dentro da universidade não é eficiente, caso termine os estudos e não mantenha mais contato com eles. Sabemos que uma mão sempre lava a outra, então, além de ajudar também suas conexões, preserve a amizade para solicitar uma ajuda sempre que for preciso.

Aprendeu com nossas dicas sobre como fazer networking na faculdade? Então, está na hora de colocar em prática tudo que ensinamos neste conteúdo. Ficou com alguma dúvida? Gostaria de compartilhar alguma experiência interessante? Conta pra gente, deixe seu comentário em nosso artigo!