Vestibular chegando, hora de rever matérias e se preparar. Pensar em alguns dos conteúdos e na hora de encarar as provas já te deixa nervoso. Uma coisa é certa: existe uma só maneira de garantir a vaga na faculdade escolhida e fazer o curso que vai mudar sua vida: estudar.

Diante de tantas matérias, de leituras obrigatórias e da falta de tempo, qual a melhor maneira de se preparar? Para te auxiliar nesse importante momento, reunimos aqui neste post 8 dicas úteis para você que precisa estabelecer um cronograma de estudos a fim de maximizar os resultados nas provas.

Ao segui-las, o caminho para atingir seu objetivo de passar no vestibular pode ficar mais curto.

Vamos a elas?

1. Estude com qualidade

Destinar um tempo diário para estudar da forma certa é garantir os melhores resultados. Ler, aprofundar conhecimentos e “revirar” os conteúdos até sua completa assimilação assegurará a tão sonhada vaga na faculdade escolhida.

Fixar a atenção no material didático é essencial: de nada adiantará você passar a madrugada inteira com os livros abertos se não conseguir prestar atenção aos conteúdos. Estudar com sono ou cansado demais é desperdício de tempo e de saúde.

2. Organize-se

Tempo é sempre muito precioso e, na época do vestibular, então, mais ainda. Conciliar trabalho e estudos é tarefa que requer disciplina e organização. Reflita sobre a maneira com que você usa o tempo em seu cotidiano e encontre um período que pode ser “separado” para seus estudos.

Determinado esse ponto, fundamental para todos que vão prestar vestibular, mantenha o foco e siga a nova rotina.

3.Trabalhe com atenção

Celular tocando, amigos chamando nos aplicativos, redes sociais “bombando”. Assim não dá para prestar atenção em nada. Desligue o telefone, esqueça interações sociais de qualquer espécie. Tenha foco em seus estudos e concentre-se.

O mundo vai te esperar, fique tranquilo. E, melhor: você voltará aos amigos com a notícia de que passou no vestibular, o que lhe fará subir no conceito do pessoal.

4. Aproveite cada instante para ler

Entre um período e outro de seus estudos, aproveite para ler.

Enquanto espera o café da manhã ficar pronto, no ônibus indo para o trabalho, naquele tempinho que sobra após terminar de almoçar — cada minuto de leitura vale muito para quem vai prestar vestibular. Sejam os clássicos da literatura que caem nas provas ou livros de Português que possam te ajudar na hora de fazer sua redação — tudo vale.

O peso de interpretação de texto e da redação é sempre alto nas provas dos vestibulares. Garantir, por meio de muita leitura, uma boa nota em redação, certamente fará toda a diferença em sua pontuação.

5. Faça muitos exercícios de exatas

Química, Física, Matemática: os conhecimentos nessas matérias precisam ser constantemente exercitados por quem deseja se dar bem na hora do vestibular. Busque — em sites na internet, livros, apostilas — materiais de estudos com exercícios.

Leia atentamente cada conteúdo e vá resolvendo os problemas. Assim, você identificará seus pontos fracos e concentrará seus esforços em se apropriar dos conhecimentos que possam fortalecê-los.

6. Adote práticas saudáveis para o corpo e para a mente

Coloque de lado os hábitos cotidianos que tomam todo seu tempo livre e dedique-se a estudar e cuidar de si mesmo. Alimente-se adequadamente e fuja de qualquer atividade que possa provocar desequilíbrio e, consequentemente, atrapalhar seus estudos.

Pode até parecer exagero, mas tudo isso é muito importante perto da época do vestibular.  Para chegar ao melhor resultado possível nas provas, o que você mais precisa é concentração nos estudos, e ficará difícil consegui-la se você não estiver 100% bem disposto.

Tudo aquilo que tirar seu foco, como barzinho, festas, a casa do amigo onde o pessoal costuma se reunir, deve ficar para depois das provas.

Se você precisar mesmo ir à praia ou à casa de algum parente, não esqueça de levar seus livros!

7. Use — e abuse — de videoaulas

Conteúdos às vezes difíceis de aprender quando lidos, vistos sob outro enfoque, como o das vodeoaulas, têm maiores chances de serem assimilados. Abra sites de estudos — a internet está repleta deles —, busque por materiais ricos e confiáveis.

Tudo aquilo que apoiar seus estudos deve ser considerado. Na era da tecnologia, o que não falta é material compartilhado: vídeos, apostilas, aplicativos, até mesmo sites que se propõem a corrigir redações e reforçar seus conhecimentos em todas as matérias estão à disposição de quem tem um computador (ou até mesmo celular) com conexão à internet.

8. Controle seu tempo com bom senso

Usar o bom senso é condição para todo estudante cujo objetivo é passar no vestibular. A lista abaixo traz algumas condutas pautadas no bom senso que podem ser adotadas por você na hora de estudar:

  1. Utilize com sabedoria seu tempo para estudar;

  2. Estude para realmente se apropriar dos conhecimentos;

  3. Divida o tempo total de estudo entre as disciplinas que cairão no vestibular, dando maior atenção àquelas que você precisa reforçar;

  4. Elabore seu cronograma de estudos em uma planilha ou em outro local — o importante é manter registros e estabelecer metas;

  5. Entre o estudo das diferentes matérias, faça pausas.

A melhor hora do dia para estudar deve ser determinada por você. E, para aproveitá-la ao máximo, vale seguir essas sugestões:

  • Defina em qual horário você estudará;

  • Evite distrações, esteja alimentado e tranquilo;

  • Separe, ao menos, 2 horas diárias para ler e reler as matérias que serão avaliadas e pratique várias vezes os exercícios propostos nas apostilas e nos demais materiais;

  • Divida seu horário de estudos em intervalos, de maneira que a cada 30 minutos você dê uma descansada — isso é importante para fixar as matérias;

  • Faça um plano de estudos e siga-o com o maior rigor possível;

  • Habitue-se a fazer uma checklist diária das tarefas ligadas aos estudos.

Estabeleça prazos, metas e lembre-se: por maiores que pareçam os conteúdos a serem estudados, se divididos em etapas, poderão ser aprendidos sucessivamente. Essa é uma excelente forma de crescer no estudo de uma disciplina. Dividi-la em fases de aprendizagem que vão da mais fácil à mais complexa.

A cada etapa cumprida, dê-se um presente: assista a um filme ou use a internet como diversão por alguns minutos. Siga seu cronograma de estudos e esteja pronto 24 horas antes do vestibular, para se sair bem nas provas.

E não se esqueça de comentar se nossas dicas te ajudaram no dia da prova, ok?