​Muito se fala sobre crise econômica, alta do dólar e desemprego. Porém, mesmo com todo esse pessimismo no ar, é possível visualizar um raio de esperança no horizonte, já que qualquer recessão atinge alguns setores da economia, mas não outros. Ou seja: ainda há, no Brasil, profissões que prometem um emprego garantido. E não são poucas.

Os “caçadores de talentos” ou headhunters, como são conhecidos os profissionais que encontram e oferecem treinamento para os novos colaboradores de empresas de sucesso, são unânimes em dizer que encontrar mão de obra qualificada para algumas vagas ficou muito difícil.

Isso pode até ser uma má notícia para o país, mas é uma novidade ótima para você, que vai ficar muito feliz em saber quais são essas oportunidades. Neste texto, vamos te contar sobre as 6 profissões que garantem emprego e um bom salário no mercado de trabalho para o profissional que acabou de se formar. Vamos a elas:

Programação e Tecnologia da Informação (TI)

O brasileiro é apaixonado por tecnologia. Você já olhou ao redor? Dá para apostar que há alguém com um smartphone na mão bem aí do seu lado. Somos um país com milhões de usuários desses aparelhos e uma grande parcela da nossa população utiliza as redes sociais todos os dias. E como, pelo visto, esses números só tendem a crescer, a Ciência da Computação é uma ótima área para quem quer sair empregado da faculdade.

É possível atuar criando e gerenciando programas, bancos de dados e dando suporte para softwares e hardwares em empresas. Outra opção para esse profissional é o mercado de jogos eletrônicos, que cresce bastante e já se tornou popular não apenas entre jovens e adolescentes, mas também entre adultos.

A melhor parte é que a evolução tecnológica é tão ampla e constante que é bem provável que nos próximos anos surjam várias outras funções para o programador. Se dados, computadores e informação são o seu forte, pode esperar sair da faculdade com um emprego garantido!

Biomedicina

É importante não confundir o biomédico com o médico. O primeiro é um profissional que trabalha em laboratórios, fazendo análises clínicas, testando e desenvolvendo novas substâncias. O campo de atuação do biomédico ficou muito interessante nos últimos anos, principalmente por causa da biossegurança, área da biomedicina que cuida de desenvolver maneiras de minimizar riscos para o meio ambiente numa determinada atividade.

Com a necessidade crescente de o homem pautar suas ações pelo desenvolvimento sustentável, o biomédico tornou-se um profissional indispensável para qualquer empresa cuja atividade se relacione mais diretamente com o meio ambiente. E não pense que são apenas algumas companhias que contratam esse profissional: no Brasil, já temos normas ambientais rígidas e o meio corporativo já tem equipes inteiras que cuidam de atender a essas normas.

Geologia

O geólogo também se beneficia da preocupação crescente com o desenvolvimento sustentável; afinal, uma de suas atribuições é fazer um acompanhamento dos estudos ambientais. Ainda assim, as áreas mais promissora para esse profissional são mesmo as da mineração e do petróleo.

Algumas das tarefas do geólogo são: realizar estudos do solo, de impactos ambientais da extração de minerais e prestar consultoria para empresas. Como essas são indústrias que se mantêm muito estáveis mesmo em situações econômicas difíceis, não é improvável você sair da faculdade de Geologia com o diploma em uma mão e um contrato de emprego na outra.

Engenharia de Petróleo e Gás

Esse é o profissional responsável pelos projetos de localização, exploração e, em alguns casos, também de transporte desse mineral tão precioso. Sua área de atuação oferece ótimos salários e tem uma demanda muito grande no Brasil, por causa da descoberta relativamente recente das jazidas de petróleo nas camadas do pré-sal.

Além disso, com a escassez de profissionais da engenharia de petróleo no mercado brasileiro, basta você não se importar de trabalhar em alto-mar e, por isso, ficar muito tempo longe de casa, para que haja uma vaga de emprego te esperando depois da formatura!

Engenharia Ambiental

É importante não confundir a Engenharia Ambiental com a Gestão Ambiental. O gestor ambiental é um executivo que trabalha nos estudos ambientais de uma empresa. Já o engenheiro ambiental, conhecido como o profissional da “engenharia do futuro”, é o responsável pelos Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).

Basicamente, isso significa que, para que uma obra seja feita, esse engenheiro deve emitir um relatório sobre o seu impacto na natureza. É ele também que realiza projetos de saneamento, eliminação de lixo e resíduos, reciclagem, intervenção em paisagens naturais e outras formas ambientalmente viáveis de construção e expansão das atividades de empresas.

As áreas da mineração e do petróleo, que já citamos acima, são duas das que têm a maior demanda pelo trabalho do engenheiro ambiental.

Oceanografia

O oceanógrafo trabalha não apenas com oceanos, como o nome faz supor, mas também com análise, coleta de material e projeção de modelos de rios, lagos e qualquer superfície aquática.

O mercado de trabalho da oceanografia é muito amplo: é esse profissional quem presta consultoria para empresas que exercem atividades de exploração de petróleo e outros recursos no fundo do mar ou dos rios. É mais uma das profissões que ficaram muito requisitadas com a necessidade do crescimento sustentável.

Como você deve imaginar, é um campo com grande demanda, bons salários e pouquíssimos profissionais qualificados para preencher essas vagas. Por todos esses motivos é que você deveria pensar em se tornar um oceanógrafo.

Mesmo num cenário econômico meio desfavorável, é possível encontrar profissões que prometem um emprego garantido com bons salários. Pense sobre aquelas para as quais você acha que tem vocação e saiba mais a respeito. Afinal, aliando boas oportunidades, estabilidade financeira e fazendo o que gosta, suas chances de sucesso vão ser de 100%!

Gostou de mais este post sobre futuro profissional e oportunidades de trabalho? Que tal agora assinar a nossa newsletter e receber conteúdo interessante como este direto no seu e-mail? Assim você reduz a zero as suas dúvidas sobre a escolha de uma profissão!