Do pato no tucupi, do Pará, ao barreado, no Paraná, passando pelo feijão tropeiro de Minas Gerais. O que não falta no Brasil é uma boa mistura de ingredientes que resultam em incríveis e ricos pratos típicos regionais. Não é a toa que o país se tornou conhecido também por eventos de gastronomia.

A diversidade cultural de um país enorme também se vê na culinária. Prova disso, é a forma como um mesmo ingrediente pode ser utilizado de maneiras muito distintas ao longo do país, como é o caso do açaí. Na região Sul, ele é famoso por ser consumido como sobremesa, com frutas e cerais, enquanto no Norte brasileiro ele integra os pratos salgados e é um surpreendente acompanhante para o feijão!

Uma boa maneira de degustar e conhecer toda essa variedade de receitas da culinária brasileira é visitando os eventos de gastronomia espalhados pelo país. Para isso, separamos, especialmente, uma lista com os 8 melhores festivais do Brasil. Confira!

Festival de Gastronomia da Montanha, Campos do Jordão e região

O Festival Gastronomia da Montanha costuma acontecer em Campos do Jordão, todos os anos, entre março e abril. O objetivo principal é atrair visitantes para conhecerem o que há de mais tradicional na culinária da região, como arroz preto, galinha caipira e truta. Também é uma boa oportunidade para conhecer ingredientes regionais, entre eles o pinhão e as frutas vermelhas produzidas no local.

Os restaurantes regionais se dedicam a preparar pratos focados no uso desses ingredientes típicos. Além de poder degustar itens deliciosos do cardápio, você também poderá participar de workshops sobre gastronomia e conferir um encontro incrível de chefs de cozinha!

Petrópolis Gourmet

O Petrópolis Gourmet já é um evento tradicional da região serrana do Rio de Janeiro que, em 2017, chega à 16ª edição. O evento acontece, tradicionalmente, no mês de novembro, mas este ano, excepcionalmente, ocorre no mês de janeiro, em pleno verão.

A cada edição do festival são escolhidos ingredientes que devem estar presentes nos pratos oferecidos pelos restaurantes participantes. Esses itens podem ser utilizados nas entradas, nos pratos principais ou nas sobremesas.

Além dos pratos servidos nos restaurantes, o evento conta, ainda, com palestras, apresentações musicais, workshops e momentos de degustação.

Festival Ver-o-Peso da cozinha paraense, em Belém

Um dos principais festivais gastronômicos que valorizam a culinária do norte do país é o Ver-o-Peso da cozinha paraense. A região possui uma vasta disponibilidade de matérias primas para a culinária que são pouco conhecidos no restante do país.

Durante o evento, que ocorre tradicionalmente em maio, cozinheiros de todo o Brasil vão até Belém para interagir e trocar experiências com os chefs locais. E a programação dura o mês inteiro, o que quer dizer que boas opções não vão faltar.

Feiras de produtores, palestras, aulas de culinária, comida para crianças e por aí vai. A extensa programação permite aos participantes conhecerem ingredientes típicos da região da Amazônia, como tucupi, manissoba, açaí, peixes, farinha de mandioca, dentre outros.

Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis

As principais atrações do festival Gastronômico de Pirenópolis, em Goiás, são as oficinas com degustação de pratos típicos da culinária goiana. Os restaurantes participantes também elaboram cardápios especiais para o festival.

O evento, que já vai chegar em sua 12ª edição, faz parte do Circuito Gastronômico Goiás. Normalmente, ele ocorre entre os meses de maio e junho e reúne cultura e gastronomia durante quatro ou cinco dias, na charmosa Pirenópolis.

Ao lado das atrações gastronômicas, ocorrem shows, exposição de artes plásticas e performances. Nesse período, o clima da cidade é contaminado pela energia positiva do evento.

Festival do Pastel de Feira, Guarulhos

Não é preciso ir até um festival para experimentar o tradicional pastel de feira de São Paulo e região metropolitana. No entanto, a iguaria é tão importante e característica da região que se tornou tema de um grande evento gastronômico.

No segundo semestre do ano, o Festival do Pastel de Feira, vem se tornando tradição em Guarulhos. Até agora, a prefeitura já organizou três edições, com diferentes barraquinhas comercializando diversos sabores do pastel frito. Dos tradicionais carne, frango e queijo até os doces, como de brigadeiro e queijo com goiabada, tem pastel para todos os gostos.

Além de Festival do Pastel de Feira, ano passado a iguaria foi lembrada em um evento organizado pelo Memorial da América Latina, o 1ª Festival de Pastel, em homenagem aos 462 da capital paulista. 

Festa da Colônia, Gramado e Canela

Entre abril e maio, há 27 edições ocorre a Festa da Colônia, nas cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. Pratos típicos da culinária alemã, italiana e portuguesa, trazidos pelos imigrantes, se misturam aos ingredientes brasileiros. O resultado são deliciosos pratos com sabores únicos.

Além da culinária, a mistura das diferentes culturas está presente em desfiles com carros típicos, danças e apresentações musicais. A festa também busca valorizar a identidade do agricultor, destacando hábitos e costumes tradicionais.

A programação conta ainda com a organização de jogos rurais, exposição de produtos artesanais e degustação de pratos, doces e bebidas típicos da região.

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Tiradentes, cidade histórica do interior de Minas Gerais, é palco de diferentes festivais, um deles com foco na gastronomia. O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes vai para sua 17ª edição, em 2017, e já faz parte do calendário fixo de eventos do município.

Durante o festival, milhares de turistas vão até a pequena cidade degustar pratos refinados de diferentes regiões do Brasil. O momento mais tradicional do evento é quando jantares especiais são preparados pelos chefs mais renomados do país.

A programação conta também com restaurantes na praça, cozinha ao vivo, aulas teóricas e interativas e degustações. Normalmente, o festival ocorre no segundo semestre do ano, em agosto ou setembro.

Festival Gastronômico de Búzios

O festival Gastronômico de Búzios já faz parte do calendário oficial da charmosa cidade na região dos lagos do Rio de Janeiro. Afinal, o evento já chega em sua 15º edição em 2017.

O clima de descontração marca o encontro. Os restaurantes participantes servem, de 20 h até meia noite, entradas, pratos principais e sobremesas a preços populares em diferentes espaços públicos da cidade, como na Orla Bardot, na Rua das Pedras e no Porto Manguinhos.

O festival, que também é conhecido como Degusta Búzios, ocorre sempre em dois finais de semana de julho. Ao final, são eleitos os melhores pratos que foram servidos durante o evento.

Este post deu até água na boca, não é mesmo? Que tal compartilhá-lo com seus amigos? Quem sabe vocês não marcam de conhecer um desses eventos de gastronomia! Não faltam opções deliciosas!