Você concluiu o ensino médio e agora é chegada a hora de dar o passo seguinte — um dos mais importantes de sua vida: ingressar no ensino superior.

Neste momento, surgem muitas dúvidas, principalmente no que se refere ao curso a ser feito e onde estudar. São muitas as possibilidades de cursos de graduação que você pode escolher, dentre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos e, dentre as instituições de ensino superior disponíveis, temos as faculdades, os centros universitários e as universidades. Isso sem falar nas modalidades de ensino: para quem prefere o ensino tradicional e gosta de estar cara a cara com os colegas de sala e professor, há os cursos presenciais. Já para quem não tem disponibilidade de frequentar um curso superior em horários regulares, pode optar pela educação a distância.

A decisão de qual graduação escolher pode ser difícil, mas deve ser baseada em um profundo processo de autoconhecimento. É preciso ter muita clareza sobre qual é o seu perfil, quais são suas aptidões, suas habilidades e seus objetivos de vida.

No entanto, depois de escolher em qual área acadêmica ingressar, você vai se deparar com um dilema ainda mais complexo: por qual instituição de ensino superior optar?

Baixe já nosso e-book gratuito!

Todos os anos, cresce no Brasil a oferta de cursos superiores em todas as áreas do conhecimento. Mas nem todas as faculdades oferecem o mesmo nível de qualidade de ensino e nem todos os cursos, ainda que aparentemente “iguais”, oferecerão a você o mesmo tipo de formação.

Com base nesse fato, os cursos superiores ministrados no país passam por alguns processos avaliativos, que têm como objetivo classificá-los, controlar seus índices de qualidade e garantir a transparência necessária para que os estudantes e a sociedade tenham a oportunidade de pautar suas escolhas em diretrizes consistentes, que permitirão saber com mais exatidão quais são as melhores instituições de ensino superior (IES) e cursos do Brasil.

Nesse e-book, você vai descobrir exatamente para que serve a classificação dos cursos superiores e vai entender quais são os métodos e os critérios do Ministério da Educação (MEC) na hora de avaliar um curso superior.

Como é feita a classificação dos cursos superiores no Brasil?