Como todos os outros campos da nossa vida, o empreendedorismo vem sendo muito transformado pela da internet e das novas tecnologias. Uma “ideia na cabeça”, há uns 20 anos, precisava de muito dinheiro na conta bancária para ser realizada. Hoje, é possível colocá-la em prática muito mais facilmente e gastando muito menos, o que faz de qualquer pessoa um empreendedor em potencial. Essa é uma das tendências do que vem sendo chamado de “empreendedorismo do futuro”.

E você? Já parou para pensar que, daqui a alguns anos, pode sair da faculdade e investir numa ideia lucrativa, melhorar o mundo e ainda ser reconhecido como um empreendedor de sucesso? Confira nosso texto sobre o assunto e saia na frente: comece a pensar no empreendedorismo antes mesmo de ingressar na faculdade!

O empreendedorismo do futuro será estudado por todos

Empreender não é apenas abrir uma empresa, mas sim é ter boas ideias para transformar o mundo num lugar melhor. E é baseado nesse princípio que o empreendedorismo começa a ser tratado como assunto que deve ser do conhecimento de todos. No futuro, ele será ensinado nas escolas, discutido em conversas casuais e os cidadão poderão ter uma visão empreendedora da sua própria vida, enxergando, por exemplo, oportunidades nos seus problemas. Uma visão proativa e otimista que só tem a acrescentar!

A qualidade dos produtos vai melhorar

Na era da internet, os usuários de qualquer serviço interagem bastante. Quantas vezes você procurou informações sobre um produto na internet antes de realizar uma compra?

Essa é uma tendência que já começou e deve ficar muito mais forte no futuro: a melhoria constante na qualidade dos serviços e produtos baseada na troca de informações dos consumidores com as empresas e dos consumidores entre si. Aquelas cinco estrelinhas que você tanto procura, abaixo da descrição do produto que quer comprar nas lojas virtuais, vão ficar cada vez mais importantes!

As mulheres vão assumir um papel de liderança

Comece a apagar da sua cabeça a ideia de um homem de terno e gravata como a imagem do empreendedor. As mulheres estão vencendo preconceitos e provando, por mérito e competência, que também são protagonistas no mundo do empreendedorismo. E não apenas elas como também outras minorias — que só são minorias politicamente, e não em números. Afinal, 51% da população brasileira é do sexo feminino.

A mobilidade corporativa vai se tornar comum

Você já deve ter ouvido falar sobre a computação em nuvem e, provavelmente, já conhece programas como o Dropbox e o Google Drive. Eles armazenam seus arquivos em servidores distantes, permitindo acessá-los a qualquer hora e de qualquer lugar. Agora tente imaginar o quanto isso pode vir a mudar o dia a dia empresarial!

No futuro, todos os arquivos das empresas vão ficar armazenados nesses servidores e não será necessário ir até nenhum local para trabalhar. Você poderá fazer tudo de casa ou de qualquer outro lugar e as empresas nem mesmo vão precisar ter sedes fixas! Bem-vindo ao futuro: o nome disso é mobilidade corporativa.

Os valores das empresas vão ser muito importantes

Com a internet, a comunicação entre empresas e clientes se tornou muito maior e mais próxima. Uma consequência disso é que, para quem compra, não basta saber se o produto é bom. As pessoas também querem entender os valores e missões da empresa: ela trata bem seus funcionários? Tem uma boa relação com o meio ambiente? É uma organização ética?

Como dissemos no primeiro tópico, todos vão encarar o empreendedorismo como uma forma de melhorar o mundo e não como uma maneira fria de ver oportunidades e ganhar dinheiro vendendo produtos.

As empresas vão se desafiar e se modificar frequentemente

Como o meio digital muda constantemente, a ideia conservadora de que “em time que está ganhando não se mexe” vai ceder lugar a formas mais dinâmicas de empreendedorismo dentro de uma empresa. Não é possível basear-se em receitas de bolo para o sucesso de uma empresarial. Todos nós já valorizamos muito empresas que parecem tentar se superar diariamente, oferecendo uma experiência cada vez melhor para quem usa os seus serviços.

O resultado disso para nós, clientes, e também para os empreendedores é o fim da mesmice no atendimento, nos produtos e serviços e a melhoria constante na relação com uma marca.

Problemas sociais serão resolvidos por empreendedores

As populações mais pobres terão ajuda dos empreendedores para melhorar a sua qualidade de vida. Empresas vão conseguir gerar lucro solucionando problemas como desigualdade de renda, ausência de saneamento básico em bairros carentes e outros. Além disso, com a universalização do empreendedorismo, da qual já falamos, as populações carentes também terão acesso ao conhecimento e instrumentos para resolver seus próprios problemas. Mais uma vez, empreender para criar um mundo melhor!

Os empreendedores se preocuparão com o futuro do planeta

Os recursos naturais não são infinitos. Essa é uma verdade dura que começa a ser aceita por todos, e as empresas começam a compreender que há formas de gerar lucro mantendo atividades sustentáveis. Os empreendedores do futuro estarão preocupados em entregar bons produtos e serviços, mas também em deixar um mundo melhor para os nossos filhos e netos.

Toda essa revolução na forma de empreender é muito vantajosa para todos: quem não quer um futuro com melhores produtos e serviços, empresas sustentáveis, praticidades como trabalhar para organizações de outros países sem sair de casa, igualdade de gênero e fim dos preconceitos no mundo corporativo?

Mas o mais importante é que o papel de todos nós para conquistar o empreendedorismo do futuro é empreender. Se não for abrindo uma empresa e gerando emprego e riquezas, deve ser por meio de ideias e melhorando o mundo ao redor para nós mesmos e nossos filhos. O empreendedorismo do futuro é responsabilidade de todos nós!

E já que o assunto é o futuro, que tal conhecer o nosso e-book Guia das Profissões do Futuro: saiba tudo sobre os profissionais que estarão em alta no mercado em 2017? Comece agora mesmo a conhecer as profissões mais promissoras e escolha melhor qual vai ser a sua!