Conciliar trabalho e estudo não é uma tarefa fácil. Encontrar tempo para estudar e se dedicar à faculdade é um dos problemas que muitos nessa situação enfrentam, prejudicando sua formação. Principalmente para aqueles que moram nas grandes cidades e consomem grande parte do seu dia se deslocando de ônibus de casa para o trabalho, do trabalho para a faculdade e de volta para casa, esse é um obstáculo a ser superado.

O tempo voa quando tentamos conciliar essas atividades e ainda manter nossa vida social, mas, com um pouco de disciplina e dedicação, é possível contornar esse problema e aproveitar esse tempo aparentemente perdido para estudar e garantir as melhores notas!

Veja nossas dicas abaixo e aprenda como aproveitar melhor seu tempo no transporte público e focar na sua carreira.

1. Faça um cronograma semanal

Para otimizar seus estudos, o primeiro passo é criar um cronograma semanal. Determine quais matérias precisam de mais tempo de dedicação e quais podem ser vistas mais rapidamente. Dessa forma, é possível prever o tempo e os locais em que você poderá estudar durante a semana e separar cada tópico pelo melhor local e o tempo necessário.

Divida suas atividades entre essas horas, pensando sempre em colocar aquelas que exigem mais concentração nos momentos de maior tranquilidade. É importante lembrar que algumas atividades no ônibus podem ficar comprometidas (como cálculos muito complexos), por isso dê preferência a leituras de textos e resumos quando estiver no transporte público.

2. Prepare seus resumos antecipadamente

Com seu cronograma semanal bem definido, prepare sempre o material que vai estudar com um dia de antecedência. Se optar por ler um livro ou texto, deixe-os sempre separados e ao alcance das suas mãos, para evitar aqueles casos em que o ônibus está muito cheio e existem dificuldades de se movimentar para abrir a mochila.

Caso queira revisar toda a matéria, prepare seu resumo antes, lembrando sempre de organizar as ideias principais utilizando tópicos que facilitem a leitura e a compreensão do conteúdo. Também é sempre bom escrever o texto com suas próprias palavras, o que ajuda a memorizar e facilita a absorção da matéria.

3. Procure o melhor lugar dentro do ônibus

Sempre que houver opções e o ônibus não estiver tão cheio, procure um lugar mais tranquilo e longe das portas, para evitar que a movimentação de pessoas entrando ou descendo tire seu foco. O ideal é sempre ir mais para o fundo, longe do trocador, da catraca e do motorista que geralmente fazem muito barulho.

Caso tenha alguém próximo falando muito alto ou com som ligado sem os fones de ouvido, tente conversar com a pessoa e ver se ela pode diminuir o ruído ou então procure outro lugar no coletivo, se possível, para que não atrapalhe sua concentração.

4. Mantenha-se concentrado e focado

Concentrar-se dentro de um ônibus ou metrô não é uma tarefa fácil. O balanço do transporte e o alto nível de barulho no trânsito tendem a dificultar a atividade. Mas lembre-se que esse momento é importante para você e para seu futuro. Tente se desligar do ambiente e foque no seu objetivo!

Uma boa dica para quem consegue estudar ouvindo música, é colocar os fones de ouvido e usar o som para abafar os barulhos do ônibus. Caso você não seja esse tipo de pessoa, há a opção de usar tampões (que são bem baratos e fáceis de encontrar!) nos ouvidos para eliminar os sons externos.

5. Compare seus rendimentos dentro e fora do ônibus

Uma das grandes vantagens de estudar no ônibus é que, quando você tem bons rendimentos nesse momento, é quase certeza que eles serão ainda melhores quando estiver fazendo uma prova, por exemplo, que costumam ser aplicadas em lugares calmos e tranquilos.

Pense no seguinte: um corredor que consegue percorrer em determinado tempo uma pista cheia de obstáculos, vai melhorar seu rendimento, diminuindo o tempo de corrida, se os obstáculos forem retirados. A mesma coisa acontece com os estudos no transporte público: se conseguimos focar e render nessa hora, a tendência é que nossos rendimentos melhorem ainda mais quando não houver barulho e movimentação de pessoas à nossa volta.

6. Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, já é possível utilizar da tecnologia para ajudar a otimizar os estudos. O aplicativo BizuBuzu, por exemplo, foi desenvolvido pensando justamente nos muitos estudantes que passam grande parte do seu tempo no transporte público e querem tornar esses momentos mais proveitosos para sua carreira.

Acessando a plataforma, o usuário encontra opções de cursos variados, se inscreve em um deles e começa a receber lições curtas e objetivas, de fácil compreensão, que serão sempre seguidas de um quiz, para ajudar a assimilar o conteúdo.

O app também gera um ranking por região a partir dos resultados dos testes e disponibiliza essas informações para empresas de RH que tiverem interesse de buscar aqueles profissionais mais bem rankeados.

Pense no seu futuro: tempo é dinheiro!

A verdade é que 24 horas são pouco para o tanto de tarefas que precisamos desenvolver ao longo de um dia. Porém, é preciso ter foco e aproveitar cada momento da melhor maneira, para que nenhum minuto seja desperdiçado.

O ideal é que você dedique aos estudos cerca de três horas por dia, garantindo que o conteúdo passado durante as aulas na faculdade seja absorvido da melhor forma. Mas lembre-se: ter um tempo para si mesmo também é muito importante para garantir que a cabeça esteja descansada e saudável para conquistar as melhores notas!

Use seu tempo da melhor maneira possível! Planeje sempre um bom cronograma e foque nas suas conquistas a cada semana, se oferecendo um descanso a cada etapa concluída.

Seguindo essas dicas, é possível criar uma rotina de estudos para ser seguida naquelas horas dentro do ônibus e ter bons rendimentos, melhorando cada vez mais o seu desenvolvimento profissional.

Curtiu nossas dicas para estudar no ônibus? Comente no nosso post e nos conte como você concilia o trabalho e os estudos! Seu comentário pode virar tema para um próximo artigo.