Ao final do ensino médio, as dúvidas sobre qual o melhor curso a seguir e em qual universidade estudar são muito comuns entre os estudantes, já que esses se encontram em uma posição de ter que decidir a profissão que seguirão no futuro. As universidades e centros universitários presentes nas capitais geralmente são as opções mais visadas pelos alunos, mas será que essas são sempre as melhores opções do mercado da educação?

Uma alternativa interessante, e que pode trazer ainda mais experiências de vida, é estudar no interior. Se ainda não pensou nessa possibilidade de mudar de cidade e cursar uma faculdade fora da capital, confira a lista de vantagens que preparamos para te ajudar a acertar na escolha que pode transformar a sua vida:

Economia com moradia e transporte

Uma vantagem de morar no interior é que os gastos com moradia e transporte tendem a ser menores do que se você estivesse na capital. Os aluguéis são mais baratos, os preços dos imóveis também, além de que a maioria dos estudantes que vão cursar uma faculdade no interior normalmente dividem o aluguel de uma casa ou apartamento com outros estudantes, ambientes esses, denominados como “repúblicas”.

Ao morar em uma república, os gastos com alimentação, limpeza e manutenção em geral da casa são divididos entre todos os moradores, o que diminui ainda mais a despesa de quem escolhe essa opção. O transporte público também é mais barato, já que geralmente as distâncias entre as casas e a faculdade não é tão grande, como acontece com frequência nas capitais. No entanto, lembre-se: toda mudança merece ser bem planejada para que os imprevistos não te peguem de surpresa.

Proximidade com professores e chance de aumentar o networking

A quantidade de alunos em uma universidade ou centro universitário no interior tende a ser menor do que nas capitais, o que pode beneficiar a relação com os professores e diretores, já que esses ficam mais próximos dos alunos, participam de suas rotinas e consequentemente são mais presentes. Com isso, as dúvidas nas matérias e até mesmo quanto ao futuro profissional dos alunos podem ser sanadas com mais facilidade e atenção.

Além disso, não podemos deixar de comentar sobre a chance do aumento do networking, tendo em vista que, por ter um contato maior com o aluno, o professor vem a ter mais confiança em indicá-lo para uma oportunidade de trabalho. Quem tem boas referências de professores tem muito mais chances de conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho que for seguir!

Conquista de autonomia e amadurecimento pessoal

O simples fato de estar longe da família e dos amigos com os quais você conviveu a vida inteira já causa um impacto grande na vida, que te faz amadurecer e conviver com a realidade de ter que se virar sozinho. Sair da zona de conforto faz o ser humano ter autonomia sobre as próprias escolhas e a criar responsabilidade sobre seus atos.

Não é fácil a adaptação com pessoas que você nem conhece e com uma realidade que nunca foi a sua – especialmente no caso de morar com outros estudantes em uma república –, mas é garantido que você não sairá a mesma pessoa dessa experiência única. Aos poucos, o que antes poderia parecer impossível vai se tornando mais tranquilo e, ao conviver com pessoas completamente diferentes, você cresce e aprende a respeitar o espaço do outro. A vantagem é que ninguém perde por amadurecer, afinal, estamos aí para evoluir sempre, certo?

Aumento da qualidade de vida

Alguma dúvida que a qualidade de vida no interior é melhor do que na capital? Claro, depende do seu ponto de vista, mas se levar em conta que no interior o fluxo do trânsito é menor, o ar é menos poluído, os preços são menores, a segurança é maior e as pessoas se conhecem muito mais do que na cidade grande, aí o quadro muda um pouco não é mesmo?

A verdade é que no interior o tempo de fato rende muito mais do que na capital, pois tudo é mais tranquilo. Atualmente, o tempo tem sido o maior vilão das pessoas: não é difícil ouvir alguém dizer que “não tem tempo” para o que deseja fazer – ou até mesmo para uma rotina que já segue. No interior, o seu tempo renderá muito mais, permitindo a você se dedicar mais a sua saúde, aos seus novos amigos, ao seu trabalho e ao seu lazer e, automaticamente, sua qualidade de vida aumenta. Com a qualidade de vida acima da média, portanto, você se sentirá muito mais feliz!

Vida no campus

Nas universidades do interior, uma boa parte da vida dos estudantes acontece no campus, portanto, esse ambiente será mais do que frequente em sua rotina. Na faculdade você encontrará oportunidades de se dedicarem várias outras atividades que não estejam necessariamente ligadas à sua área de estudo, como cursos de línguas, eventos dos grêmios estudantis e associações com atividades esportivas.

Por receber alunos de diversas cidades e estados, o contato com outras culturas será constante e isso te fará crescer ainda mais! Qualquer diferencial que tiver no currículo será excelente para a sua carreira, portanto, o que está esperando para embarcar nessa viagem?

Morar sozinho ou dividir uma moradia com outras pessoas para estudar é um desafio e tanto, mas que será recompensado no futuro promissor daqueles que se arriscam. Ninguém poderá traçar um caminho que só você irá percorrer, por isso, tenha maturidade para encarar essa etapa e faça sua escolha com sabedoria. Não deixe de pesquisar sobre o curso que pretende estudar e as suas possíveis áreas de atuação. Dessa forma, você já conseguirá se preparar para sua nova vida acadêmica.

Onde você quer chegar? Quem pretende se tornar? O que te motiva? O futuro está em suas mãos e só depende de você para torná-lo o melhor possível. Fazer uma faculdade no interior pode ser a chance que você tanto precisa para alcançar seus sonhos!

Ficou curioso? Quer mais informações sobre o tema? Acesse nosso e-book gratuito com outras dicas para quem vai fazer faculdade em outra cidade!