Resumos de qualidade são grandes aliados dos universitários. Além de facilitar a compreensão e memorização de conteúdos, são atividades exigidas em muitas disciplinas de universidades e capazes de tornar mais simples a vida do estudante nos momentos de revisão de conteúdos (principalmente na véspera daquela prova complicada!).

Porém, muita gente apresenta dificuldades na hora de fazer um bom resumo. Como fazer para que seu resumo não fique maior que o texto original? De que maneira abordar os pontos principais do texto, e organizá-los de maneira clara e coesa?

No texto de hoje, você vai aprender os 7 passos para desenvolver um resumo de qualidade. Fique de olho e prepare-se para fazer resumos incríveis!

1. Faça a primeira leitura para captar a essência do texto

Um bom resumo depende de sua capacidade de interpretar com exatidão o sentido do texto. Somente após compreender do que trata o material que você leu, você será capaz de resumi-lo.

Então, o primeiro passo para fazer um resumo de qualidade é realizar uma primeira leitura, com a finalidade de captar a essência do texto.

Nessa leitura inicial, seu objetivo será construir um conhecimento geral a respeito da ideia do texto, criando familiaridade com os argumentos, informações e fatos expostos.

É provável que, nessa primeira etapa, você não consiga ater-se a todos os detalhes importantes do conteúdo. Porém, não se preocupe. Depois dessa leitura introdutória, você já terá um bom conhecimento a respeito do texto, e será capaz de extrair informações mais específicas na leitura seguinte.

2. Leia o texto novamente, atentando-se às partes mais importantes

Muitos estudantes têm dificuldades na hora de fazer um resumo por acreditarem que uma única leitura do texto é suficiente para que o conteúdo seja bem assimilado. Mas esse é um grande engano.

Só conseguimos resumir uma informação depois que somos capazes de compreendê-la completamente. E essa compreensão geralmente é satisfatória depois de duas ou mais leituras.

Assim, depois de realizar uma leitura inicial, para ter um primeiro contato com o texto, é hora de lê-lo novamente. Só que, agora que você já sabe qual o começo, o meio e o fim do material, é importante ler de forma mais minuciosa, atentando-se às partes que considera mais relevantes.

São esses tópicos essenciais que farão parte do seu resumo, então atente-se a eles.

3. Sublinhe ideias fundamentais e palavras-chave

Uma das técnicas preferidas dos estudantes na hora de resumir um texto é anotar palavras-chave e sublinhar tópicos importantes.

Contudo, muita gente se empolga e acaba sublinhando quase o texto inteiro, o que não se mostra muito útil para a construção do resumo. Afinal, se tudo no texto para você parece importante, como você será capaz de sintetizá-lo?

Logo, é crucial saber identificar aquilo que é efetivamente essencial para a compreensão e interpretação do texto. Procure grifar apenas as palavras necessárias para que a manutenção da ideia principal do conteúdo seja mantida. Depois ficará mais fácil reconstruir o sentido do texto com suas próprias palavras.

4. Defina os aspectos fundamentais do texto

Após ler o texto duas ou mais vezes, você já conhece o assunto principal, já sublinhou as ideias fundamentais e as palavras-chave e é capaz de saber quais são os aspectos mais relevantes do conteúdo.

Agora, é o momento de definir o que é realmente importante dentro da redação, e que deve fazer parte do resumo.

Lembre-se: o resumo é um texto que aborda as partes essenciais de determinado material. Ou seja, tudo o que for imprescindível à compreensão da obra original deve estar presente no resumo, para permitir que o leitor saiba do que trata o original, ainda que não o leia.

Antes de elaborar seu resumo, você pode fazer um mapa mental, para facilitar a organização das ideias, facilitando sua posterior transformação em um resumo.

5. Escreva os pontos fundamentais com suas próprias palavras

A essa altura, você já tem vasto conhecimento sobre o conteúdo a ser resumido, devido às várias leituras que realizou. Então, mãos à obra! É hora de fazer o seu resumo.

Tenha em mente que uma das finalidades essenciais do resumo é permitir que determinado conteúdo seja de mais rápida e simples compreensão.

Quando precisar estudar para uma prova, por exemplo, resumir uma grande quantidade de conteúdos em poucas linhas ou páginas pode acelerar seu aprendizado e aumentar suas chances de ter uma boa performance na avaliação.

Só que, para isso, é preciso realmente ter entendido o assunto e ser capaz de explicá-lo com suas próprias palavras.

Muitas pessoas entendem que, para fazer um resumo, basta copiar algumas linhas do texto original. Porém, isso não basta. Para que o resumo seja eficiente, é preciso que ele seja claro, coeso e, obviamente, que quem o elaborou tenha efetivo conhecimento do material que deu origem a ele.

Por isso, quando for fazer seu resumo, nada de copiar! Faça leituras prévias, com muita calma e atenção e, certamente, em pouco tempo você estará pronto para escrever sobre o assunto de acordo com sua própria compreensão.

6. Releia o que você escreveu

Se para iniciar seu resumo você precisa ler o material original diversas vezes, para concluí-lo será necessário que você releia atentamente tudo aquilo que escreveu. Para tanto, dê uma descansada e volte ao texto resumido.

Essa providência serve para garantir a coerência e a clareza do texto que você desenvolveu, garantindo, assim, a sua qualidade.

7. Insira ou exclua informações caso seja necessário

Ufa! Enfim você terminou seu resumo. Mas sabemos que tudo pode ficar ainda melhor! Então, depois de ler e reler o material que você desenvolveu, sinta-se à vontade para inserir ou excluir informações, caso considere necessário. O que vale é garantir que seu texto seja o mais sucinto possível, mas sem perder a qualidade.

Compare o resumo que você criou com o material que você resumiu e perceba se alguma informação relevante ficou de fora, ou se há algo que pode ser excluído sem que haja prejuízo ao entendimento das ideias centrais. Fique à vontade, o resumo é seu, e lapidá-lo ajudará você a compreender ainda mais o assunto estudado.

Os 7 passos que compartilhamos com você são a chave para a construção de um resumo de qualidade. Leia diversas vezes o conteúdo que você precisa resumir, atenha-se ao que é essencial no texto e, na hora de criar seu resumo, foque no que é importante, sem deixar de lado a coesão, a clareza e a coerência.

Seguindo essas dicas, certamente você irá aprimorar suas habilidades de síntese e escrita de resumos, e terá resultados incríveis na faculdade!

Gostou desse texto? Então, aproveite e descubra se você precisa fazer cursinho para passar no vestibular.