O que será que  o riso tem a ver com educação? Nós te garantimos: tudo.

Em primeiro lugar, o riso e o bom humor podem melhorar a resposta imunológica do organismo, estreitar as relações sociais, atenuar dores de cabeça, diminuir o estresse e aumentar a disposição física.

E esses elementos são essenciais para favorecer a autoestima, estimular o cérebro, melhorar o desempenho e aumentar a qualidade de vida de quem está se preparando para o vestibular ou já está enfrentando o dia a dia da vida universitária.

Quer conhecer outros benefícios do riso e a importância dos momentos de descontração para a sua vida acadêmica? Então continue lendo este post!

Ajuda no combate de doenças graves

A ciência já reconhece os benefícios do riso no combate a doenças graves ou ainda sem cura. Desde o século IV a.C., Hipócrates, considerado o pai da medicina, já utilizava a “risoterapia” como arma no tratamento de pacientes.

Hoje, grande parte dos hospitais e institutos de tratamento abrem as portas para clubes do riso como etapa do tratamento de pacientes. Especialmente crianças, e com doenças graves, como o câncer e a AIDS.

Isso porque, além de estimular o aumento da imunidade e a produção de anticorpos, rir é um poderoso auxiliar no combate às infecções e ainda ajuda a diminuir o sofrimento da internação.

Diminui o nível de estresse

Como já adiantamos no início deste artigo, um dos benefícios do riso é a redução do nível de estresse. De fato, uma boa gargalhada é capaz de baixar os níveis do cortisol e da adrenalina, dois principais hormônios responsáveis pelo nervosismo, irritação, mau humor e raiva.

Assim, o riso pode aliviar a tensão física e liberar endorfina, uma substância química que traz a sensação de bem-estar e relaxamento que podem durar quase uma hora!

Ajuda na prevenção de doenças cardíacas

O riso também é um escudo para o coração. Quem ri mais e enxerga a vida com bom humor corre menos riscos de ter qualquer tipo de ataque cardíaco. Além disso, o riso aumenta o seu fluxo sanguíneo, já que os batimentos do coração pulam de 70 para 120 pulsações por minuto durante uma gargalhada.

Unidos, esses fatores ajudam a melhorar a função dos vasos sanguíneos e a reduzir a proteína C-reativa, uma importante indicadora de inflamações e doenças cardiovasculares.

Pode auxiliar na busca por um corpo mais bonito e saudável

Dar risada também pode ser uma boa ferramenta no auxílio a um corpo bonito e saudável. Isso porque o riso potencializa o nível de HDL — também conhecido como colesterol bom — em até 26% no organismo. E essa substância ajuda a eliminar o colesterol ruim, além de consumir as reservas de gordura do corpo e do sangue.

Além disso, rir ajuda ainda no trabalho muscular, pois os seus movimentos trabalham o diafragma, o abdômen, as pernas e costas, aliviando dores e contusões. E esses estímulos podem ainda acelerar a digestão e melhorar o sistema gastrointestinal.

Aumenta a longevidade

Sabemos que o segredo da imortalidade ainda não foi descoberto, mas, de acordo com a ciência, quem sorri também vive mais tempo e ainda pode parecer mais jovem. Enquanto um sorriso pode movimentar 12 músculos faciais, uma gargalhada pode trabalhar mais de 24. Isso estimula o rejuvenescimento da face e ajuda na prevenção de rugas.

E, além do ponto de vista estético, uma pessoa que leva a vida de modo mais positivo e consegue ser otimista diante dos desafios também pode prolongar a sua perspectiva de vida em até sete anos.

Ajuda no equilíbrio emocional

Ter equilíbrio emocional é essencial para qualquer área da vida: nos relacionamentos, no trabalho, nos estudos e na busca por objetivos pessoais.

Nesse sentido, rir com frequência e encarar os problemas com mais leveza e otimismo é uma ótima forma de trazer para a mente e para o corpo mais energia, assim como elevar a autoestima e a confiança, melhorar a relação com outras pessoas e elevar a sua saúde emocional.

Potencializa o poder do seu cérebro

Outro dos principais benefícios do riso é a sua capacidade de aumentar o poder do cérebro e manter a mente funcionando mais produtivamente.

Grosso modo, o humor ajuda a potencializar a concentração, aumenta a capacidade de percepção e estimula a criatividade. Do ponto de vista físico, ainda pode reduzir as chances de uma pessoa ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Além disso, para ter um bom desempenho nos estudos, sabemos que a mente precisa de, pelo menos, oito horas de sono diárias. Quanto a isso, um estudo feito pela revista Geriatrics and Gerontology International revelou que o riso é capaz de melhorar a qualidade do sono e reduzir problemas com a insônia.

Ajuda a estreitar relações sociais

A frase “rir é o melhor remédio” faz todo o sentido quando se trata de benefícios para a sociedade. Além de fortalecer o sistema imunológico, ele facilita a comunicação e aumenta as chances de estreitar relações sociais, atraindo novas oportunidades e boas energias.

Logo, pessoas que demonstram capacidade de sorrir de maneira espontânea se tornam mais abertas, atraentes, empáticas e receptivas. Elas tendem a ter relacionamentos mais positivos, estão abertas ao diálogo e mais propensas a aceitar feedbacks.

Dessa forma, o riso garante qualidade de vida, tanto do ponto de vista pessoal quanto do profissional.

Aumenta o desempenho nas atividades do dia a dia

Por fim, se você está se preparando para o vestibular ou está enfrentando uma rotina pesada na universidade, não abra mão dos seus momentos de lazer. Sair com os amigos, ir ao cinema, praticar uma atividade física, ou simplesmente tirar uma folga para você mesmo pode levantar o seu astral em alguns segundos.

Lembre-se de que a alegria e o bem-estar que essas atividades proporcionam ajudam a aliviar a pressão do dia a dia, eliminar sensações negativas, melhorar o seu desempenho nas atividades cotidianas e, de quebra, combater a depressão.

E então, pronto para trazer mais sorrisos e momentos de descontração para a sua vida? Quer melhorar o seu desempenho e relacionamentos na vida acadêmica? Então aproveite para conferir também como trabalhar em equipe e aprenda a tirar nota máxima sem estresse!