Estudar pode parecer algo bastante simples. Mas a verdade é que nem sempre é fácil compreender aquilo que está sendo estudado. Isso acontece não apenas por algumas matérias serem complicadas, e sim porque se concentrar pode ser um grande desafio para muita gente. Mas, afinal, por que entrar em um estado de concentração é uma tarefa tão árdua? E como melhorar essa prática nos estudos?

Hoje, você vai conhecer os maiores vilões para quem deseja se concentrar nos estudos, e vai aprender como aumentar seu nível de concentração. Confira!

Quais são os maiores vilões da concentração?

De forma simples, podemos dizer que se concentrar é ser capaz de desempenhar determinada atividade com atenção, sem deixar que nada tire seu foco. Porém, são muitas as coisas que podem distraí-lo, e conhecê-las pode ajudar você a se manter longe delas.

Álcool e drogas

O consumo de bebidas alcoólicas e de drogas, além de ser altamente prejudicial à sua saúde, interfere gravemente em seu poder de concentração. Por isso, sua primeira providência, caso deseje melhorar a concentração nos estudos, é manter-se longe dessas substâncias.

Dietas restritivas

Na esperança de emagrecer de forma milagrosa, algumas pessoas aderem a dietas restritivas, daquelas em que há um número sem fim de alimentos proibidos e regras mirabolantes relacionadas à alimentação.

Esse tipo de dieta feita sem acompanhamento médico, além de causar danos à saúde, faz com que a pessoa se sinta irritada, fraca e com suas habilidades mentais diminuídas, o que impacta diretamente na capacidade de concentração.

Falta de descanso

O corpo humano precisa de uma certa quantidade de horas de repouso absoluto para que possa funcionar adequadamente.

Você já deve ter percebido que, depois de uma noite mal dormida, você se sente mais cansado e com dificuldade de manter o foco em atividades corriqueiras, certo? Saiba que é durante o sono que o cérebro se reorganiza e se prepara para um novo dia de novos aprendizados e experiências.

Assim, antes de esticar seus estudos pela madrugada, lembre-se que vale mais a pena dar ao corpo o descanso que ele pede para, no dia seguinte, conseguir estudar com mais eficiência e concentração.

Condições externas desfavoráveis

Barulho, escuridão, um ambiente bagunçado, posições corporais desconfortáveis. Tudo isso pode prejudicar muito sua capacidade de se concentrar. Portanto, antes de iniciar suas atividades estudantis, é importante saber que, quanto mais hostis as condições externas, menores as chances de aproveitar bem seu estudo.

Falta de foco

Tem gente que estuda com o celular ao lado ou com o computador ligado, e a cada 5 minutos corre para checar as novidades nas redes sociais. Ou ainda há aqueles que estudam, mas estão com a cabeça no mundo da lua, pensando em problemas familiares ou profissionais.

O cérebro humano tem muita dificuldade em se concentrar em duas informações ao mesmo tempo. Assim, é praticamente impossível estudar com qualidade se você estiver pensando em outra coisa.

Como, afinal, melhorar a concentração?

Agora que você já sabe quais são os grandes vilões na hora de se concentrar, veja o que você pode fazer para melhorar a concentração nos estudos.

Durma bem

Você viu que a falta de descanso torna mais difícil a tarefa de se concentrar. Logo, dormir bem é o primeiro passo para ter sucesso nos estudos.

Mantenha seu quarto silencioso, escuro e, algumas horas antes de dormir, procure se manter longe da tecnologia e relaxar. Colchão e travesseiro confortáveis também são relevantes para garantir um bom sono.

Medite

Você medita quando consegue liberar a pressão que recai sobre a sua mente, tornando-a mais serena. Tente silenciar o barulho mental que seus pensamentos causam. Sente-se confortavelmente em um lugar silencioso, e mantenha-se atento à sua respiração. Afaste suavemente cada pensamento que surgir e concentre-se apenas no ato de respirar.

Meditar pode parecer difícil no começo, mas com a prática tudo se torna mais simples. E, o melhor: os impactos em seu poder de concentração serão visíveis com o tempo.

Exercite-se

A prática de exercícios físicos regulares está diretamente relacionada a uma mente mais saudável — daí o ditado “mente sã, corpo são”.

Dessa forma, procure encontrar algum tipo de atividade física que tenha a ver com os seus gostos e estilo de vida. Isso o ajudará a aliviar o estresse do dia a dia, favorecendo sua capacidade de concentração na hora de estudar.

Cuide da alimentação

Uma alimentação rica em vitaminas e minerais também é extremamente importante para que o seu cérebro esteja sempre ativo e as suas conexões neurais deem conta de mantê-lo focado nos estudos.

Discipline-se e fique de olho em seus hábitos alimentares, mantendo uma dieta balanceada, para oferecer ao seu corpo todos os nutrientes dos quais ele necessita para funcionar adequadamente.

Estabeleça prioridades

Não apenas para se concentrar nos estudos, mas em qualquer tarefa, você precisa aprender a definir prioridades. Por ordem de urgência e importância, organize suas obrigações estudantis e, na hora de estudar, comece pelo que é mais emergencial.

E, de preferência, organize seu tempo de modo racional, para poder utilizar os momentos em que você estiver mais descansado para se dedicar às tarefas mais difíceis e/ou importantes.

Defina um cronograma de estudos

Quando você sabe com antecedência o que deve ser feito, é mais simples se concentrar. Defina previamente o que deverá ser estudado por dia, e quais são suas metas de estudo. Essa simples medida de fazer um cronograma o ajudará a se concentrar na tarefa que estiver desempenhando no momento, pois você saberá exatamente o que fazer assim que terminá-la.

Aprenda a dizer não às tentações

Sair com os amigos, usar o celular, assistir às suas séries favoritas, tudo isso é muito prazeroso e até mesmo importante. Porém, na hora dos estudos, aprenda a dizer não às tentações, e mantenha sua concentração na tarefa a ser desempenhada. Isso melhorará seus resultados acadêmicos e, com o tempo, o ajudará a não perder o foco.

Se seu objetivo era descobrir como melhorar a concentração nos estudos, com as dicas acima, ficará muito mais fácil se manter atento na hora de estudar!

Gostou desse post? Então, deixe um comentário, dizendo pra gente: o que ajuda você a se concentrar melhor na hora de estudar? Suas dicas podem ser aplicadas para se preparar para o vestibular, certo? Para te ajudar nessa etapa, leia mais sobre a prova e sobre os cursos, clicando aqui.