A cada dia, o mercado de trabalho sofre mudanças que impactam o modo de vida das pessoas. A demanda de especialistas nas mais diferentes áreas obriga os empregadores a buscarem funcionários que consigam atender às expectativas das empresas, nas mais diferentes funções.

Nesse sentido, a certificação institucional que o profissional é apta a ocupar um determinado cargo ou uma determinada função é um diferencial a favor. É por essa — e por outras razões — que fazer uma faculdade é um fator positivo no currículo de qualquer pessoa.

Não ficou convencido ainda? Então, confira alguns motivos inegáveis que farão você perceber a importância de cursar uma faculdade. Vamos lá?

1. Especialização

Fazer uma faculdade ou ingressar no curso superior é, antes de mais nada, conferir um grau de especialização em uma determinada área. Ou seja, só isso pode te colocar num patamar acima de diversos concorrentes, só porque você se dedicou a aprender algo que outras pessoas não sabem.

E mais: alguém que sabe aplicar esse conhecimento. Afinal, a faculdade está aí para isso mesmo: para ensinar e fazer com que as pessoas apliquem o que aprenderam na vida cotidiana.

2. Remuneração

Diversas pesquisas mostram que o profissional que possui nível superior ganha cerca de 20% a mais do que os demais funcionários. É possível, ainda, se especializar em outras áreas e ampliar o nível de conhecimento com especializações e pós-graduações e fazer com que o seu salário aumente.

3. Atuação profissional

O ensino superior tem como preceito básico mostrar as probabilidades de atuação e de expansão de mercado que os futuros profissionais que por ali passam podem fazer.

Com um curso superior é, inclusive, mais fácil abrir o seu próprio negócio e ter sucesso. Isso porque a certificação institucional confere credibilidade à pessoa. Nada mais importante para um profissional do que saber o que está fazendo, certo?

4. Networking

É no ambiente da faculdade que podemos criar parcerias e podemos estar próximos ao que é mais novo a respeito da carreira que se está pretendendo seguir. Isso porque os professores são, também, profissionais aptos e dispostos a mostrar esse caminho aos estudantes.

Os professores, pelas próprias atribuições da profissão, estão antenados às novidades e às diferentes atuações profissionais do curso a que se pretenda seguir.

5. Oportunidades

As faculdades também possuem núcleos de carreiras que direcionam os estudantes a vagas de estágio e de emprego. É possível, ainda na faculdade, ingressar em uma grande empresa ou criar parcerias para abrir o seu próprio negócio. É preciso saber aproveitar essas oportunidades!

6. Formação pessoal

Quem nunca ouviu alguém dizendo que foi mudado pela faculdade? O ambiente do campus é capaz de transformar as perspectivas de vida das pessoas. A universidade tem a função principal de universalizar o conhecimento. Portanto, discussões sobre o que acontece à nossa volta e no mundo são rotineiras e, com isso, é possível conhecer diferentes pontos de vista das diferentes pessoas que por ali passam.

Profissionais com curso superior são diferenciados, também, por ter um conhecimento ampliado de muitas questões da vida.

7. Coaching

Você pode ser redirecionado pela faculdade. Já pensou nisso? Pelo fato de os professores mostrarem quais as opções de atuação de determinada profissão, o estudante pode conhecer uma outra especialização, se interessar e se encontrar ali.

E isso não é ruim, uma vez que, ao conhecer outra área diferente da que se aproximou, amplia o seu interesse por outros conhecimentos e te faz um profissional ainda mais qualificado.

8. Cargos públicos

É possível, ainda, usar o grau de escolaridade fornecido pelo ensino superior para tentar concursos públicos que exigem uma formação específica. No Brasil, os cargos públicos, além de oferecerem bons salários e benefícios, ainda garantem estabilidade profissional.

Não é preciso se preocupar com as mudanças do mercado e a chance iminente de ser demitido, pois os cargos públicos são garantidos constitucionalmente.

9. Conhecimento

É a faculdade que promove subsídios e conhecimentos para se apoiar no desenvolvimento de sua função e, também, no direcionamento de seus estudos e carreira.

Muitos cargos exigem o nível superior de seus funcionários pois, estes, por já terem passado por esta etapa de formação acadêmica e profissional, sabem onde recorrer em caso de consultas e pesquisas para melhor desenvolvimento de suas funções. Isso significa diminuição de tempo e maior qualidade no serviço.

10. Pós-graduações e cursos de extensão

Ao fazer uma faculdade, pode-se descobrir outros potenciais que você nem mesmo sabia que tinha. Isso porque a faculdade não só te especializa em uma determinada atividade, mas te faz conhecer outras possibilidades de atuação — já falamos sobre isso nos itens 6 e 7, certo?

Mas o curso superior pode ser apenas o primeiro passo para a sua mudança de vida. Como mencionado no item 2, há as pós-graduações e os cursos de extensão. Estas modalidades de educação são ótimas opções para se aprofundar ainda mais na sua área de atuação. Mas elas só podem ser cursadas se o estudante possuir um diploma de curso superior.

Os curso de pós-graduação são compostos pelos níveis de especialização (chamados de pós-graduação lato sensu) e os mestrados e doutorados (chamados de pós-graduação stricto sensu).

É importante pensar a faculdade como um outro início, o momento de se decidir quanto à sua carreira profissional. Não é preciso pensar no que fazer quando se formar, assim, de imediato. Isso será descoberto ao longo do curso.

Fazer uma faculdade não é tão difícil quanto dizem. Atualmente, há uma grande quantidade de instituições privadas com excelentes avaliações pelo Ministério da Educação (algumas com pontuações melhores que as da instituições públicas!) que oferecem boa infraestrutura, corpo docente extremamente qualificado e facilidades para o pagamento das mensalidades.

Cursar uma faculdade é investir em formação e, também, no futuro! Por isso, é inegável a importância de fazer um curso superior. Seja para se especializar em uma área, aprender um ofício, ganhar experiência de vida, melhorar suas possibilidades de emprego e até mudar completamente de carreira.

Gostou do nosso texto? Então, não deixe de compartilhar suas opiniões nos comentários. Queremos ouvir o que você tem a dizer.