Muitos estudantes optam por serem monitores ao longo da sua jornada na graduação. Os benefícios da monitoria para o estudante vão muito além das cobranças da instituição em relação à comprovação de horas dedicadas para conhecimento e para a prática do seu ofício.

Conheça aqui algumas das inúmeras vantagens da monitoria na faculdade para a vida do estudante e aprenda como essa prática pode torná-lo um profissional muito mais preparado para o futuro e para o mercado de trabalho.

Como funciona a monitoria?

A monitoria acadêmica é uma atividade oferecida por instituições de ensino superior a seus estudantes regulares. Diversos cursos de graduação realizam, periodicamente, processos seletivos para que os estudantes, recebendo remuneração mensal, possam exercer funções específicas do seu curso e aprender além dos conhecimentos teóricos adquiridos durante seus estudos. O monitor acadêmico pode ter diversas funções, dentre elas:

  • Apoiar os estudantes da disciplina que está monitorando;

  • Dar plantão nas dependências da faculdade;

  • Apoiar na elaboração e na resolução de questionários, trabalhos e projetos;

  • Ajudar na compreensão da bibliografia básica da disciplina;

  • Orientar quanto às dúvidas das matérias ministradas em aula;

  • Auxiliar o professor na preparação de aulas práticas em laboratório ou teóricas;

  • Ministrar aulas de revisão com a supervisão do orientador ou do professor;

  • Auxiliar na correção de provas.

Quais os benefícios da monitoria?

A monitoria é uma prática que pode trazer diversos benefícios para a vida acadêmica e profissional do estudante. Algumas das principais habilidades desenvolvidas com a atividade, como conhecimento, autonomia, dedicação, disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe representam competências extremamente valorizadas pelo mercado de trabalho.

A principal vantagem em realizar a monitoria acadêmica, nesse sentido, é conseguir desenvolver essas aptidões ainda antes de começar a trabalhar formalmente após obtenção do diploma, o que torna o candidato muito mais preparado para o mercado de trabalho tão competitivo que presenciamos hoje em dia.

Incentivo financeiro

O programa de monitoria pode oferecer aos seus estudantes um auxílio monetário, ou seja, uma bolsa de estudos. Esse incentivo financeiro pode ajudar bastante o estudante durante a graduação, seja com transporte, alimentação, xerox ou compra de outros materiais como livros e cadernos, além de engajá-lo e motivá-lo ainda mais em seus estudos, fazendo-o se esforçar e dedicar-se ainda mais durante a prática da monitoria.

Horas em atividades extracurriculares

Outra vantagem da monitoria acadêmica é a possibilidade de utilizar as horas de trabalho na função para comprovação de horas complementares, já que as universidades exigem de seus estudantes a prática de atividades extracurriculares para a obtenção do diploma de graduação.

Conhecimento e autonomia

Conhecer as dúvidas de outros estudantes, aprender a buscar explicações e soluções de forma descomplicada e criativa, praticar diversos exercícios, estudar sozinho e com maior autonomia são várias habilidades intelectuais desenvolvidas pelas monitorias acadêmicas, já que o monitor deve lidar em seu dia a dia com atividades relacionadas à docência e, por isso, deve buscar se atualizar continuamente.

Experiência

A monitoria é uma estratégia valiosíssima para a cristalização do conhecimento e deve ser considerada o primeiro passo para a docência. Você verá que, ao longo da monitoria, conseguirá adquirir conhecimento e gerenciar com muito mais facilidade seus estudos e, ao final, estará muito mais preparado para ser professor.

Responsabilidade

As funções exercidas por um monitor acabam exigindo do estudante um senso de responsabilidade e disciplina muito grandes, uma vez que ele terá que desenvolver atividades que acabam complementando o trabalho do professor e que demandam, portanto, grande compromisso e dedicação por parte do estudante.

Networking

Uma ótima vantagem de realizar a monitoria acadêmica é a criação e o fortalecimento da rede de relacionamento do monitor,  pois ele conseguirá ampliar seu vínculo interpessoal com estudantes, funcionários e professores, mostrar suas habilidades, seu esforço e conhecimento, o que pode ser bastante útil em seu futuro, uma vez que essas pessoas conhecerão o seu trabalho e servirão como possíveis contatos para empregos e colocações no futuro.

Trabalho em equipe

Uma das grandes competências a serem desenvolvidas com a monitoria é a capacidade de trabalhar em equipe, uma característica extremamente importante de bons profissionais e igualmente valorizada pelas grandes empresas nacionais e internacionais e pelo mercado de trabalho.

Currículo

A monitoria acadêmica, além dos benefícios intelectuais, agrega também diferenciais no currículo do estudante. A experiência de monitor no currículo pode ser uma vantagem para o estudante conseguir o seu primeiro emprego na função, além de ser também interessante para os processos seletivos em pós graduações, iniciações científicas e outras funções acadêmicas e profissionais.

Relação interpessoal

Ter que solucionar dúvidas de estudantes, ministrar aulas, trabalhar com pessoas de diferentes personalidades e criações são atividades que, com o tempo, vão ajudar o monitor em suas relações interpessoais, pois ele conseguirá ter maior traquejo e prática ao trabalhar com as pessoas.

Docência

Uma das grandes habilidades que o monitor acadêmico consegue desenvolver é a capacidade de lecionar. Trabalhando como monitor ele conseguirá ter maior eficiência para obter conhecimentos, desenvolverá um raciocínio abstrato mais apurado, conseguirá pensar de forma mais crítica e todas essas características, juntas, tornam o estudante muito mais apto para transmitir seu conhecimento e aprendizado ao longo e após o curso.

Monitoria na faculdade: unindo aprendizagem e bons frutos

Ainda que a disciplina escolhida para monitoria seja apreciada pelo estudante, acompanhar uma turma inteira de colegas na faculdade pode parecer, inicialmente, uma tarefa árdua e complicada, principalmente graças às responsabilidades e à grande quantidade de tarefas que surgirão durante o programa.

O monitor, ao longo de seu ofício, deverá desenvolver bastante jogo de cintura para lidar com os inconvenientes que aparecerão em seu caminho, uma vez que ele terá que lidar com o dia a dia e a rotina estressante de professores e colegas de sala e, além disso, com suas próprias funções enquanto estudante.

Os benefícios, contudo, são certos de surgirem em longo prazo e, com certeza, poderão permanecer durante toda a carreira do estudante, seja ela profissional ou acadêmica. Por isso, não tenha dúvidas que a monitoria de faculdade pode ser uma maneira útil e bastante proveitosa para adquirir características que serão bastante apreciadas em seu futuro acadêmico, pessoal e profissional!

Concorda? Então, deixe seu comentário!