No primeiro dia de faculdade, o calouro pode se sentir perdido, sem saber como agir, o que falar ou o que não falar. E não há nada mais normal que isso! Afinal, o ambiente é novo, as regras são diferentes e é difícil saber o que esperar.

Será que você irá gostar mesmo do curso? Será que o professor de tal disciplina é legal ou é um pouco carrasco? As provas serão fáceis? Será que os colegas de sala são simpáticos? Será que vai sobrar tempo para fazer estágio ou para trabalhar?

As dúvidas são muitas e a maioria só será respondida com o tempo, sendo necessário que você tenha paciência para desvendar os mistérios da vida universitária. Mas, para reduzir a ansiedade e te deixar mais tranquilo, aqui vão 7 dicas de como agir no primeiro dia na faculdade! Confira!

1. Não se atrase

É péssimo chegar no primeiro dia de aula atrasado, ter que andar pelo campus procurando a sala, interromper a aula, achar um lugar vago qualquer e se sentar sem jeito morrendo de vergonha sob os olhares de todo mundo.

Então, para que nada disso aconteça, planeje bem os horários! Descubra quanto tempo demora para chegar à universidade de carro, de ônibus ou a pé e adicione um tempo extra para que você possa descobrir qual aula você vai ter, em que sala será e, o mais importante, onde fica essa sala.

Se tudo se resolver rapidamente e você acabar tendo que esperar a aula começar por alguns minutos, aproveite esse tempo para já conhecer os colegas de sala que também foram pontuais.

2. Esqueça a rotina de férias

Não dá mais para acordar tarde, ir dormir mais tarde ainda, comer mal o dia todo e encontrar os amigos várias vezes por semana. A rotina da faculdade costuma apertar o dia e demandar várias horas de estudo em casa. Então, é importante estabelecer horários mais rígidos para ter tempo de fazer tudo o que você deseja.

Claro que isso não significa que não dá para se divertir e sair com os amigos. Mas, também, não dá para fazer isso justamente na noite anterior àquela prova que vale metade da nota final! O ideal, então, é já ir ajustando sua rotina uma semana antes das aulas começarem, para que você não sofra tanto no início e chegue à sala de aula sempre cansado.

3. Relaxe em relação à roupa

Muita gente passa dias preocupado com qual roupa irá usar no primeiro dia de aula agora que não tem mais que usar o uniforme do colégio, mas a verdade é que a melhor coisa a fazer é não se preocupar muito. Nessas horas, o bom senso será o mais importante.

Não tem porque exagerar e acabar indo com roupa de festa para a faculdade. Muito menos achar que a faculdade é sua casa e já ir praticamente de pijama e chinelo no primeiro dia.  O melhor é escolher roupas limpas e confortáveis que te façam sentir bem e que sejam apropriadas para o ambiente acadêmico. Pronto! É simples assim.

4. Conheça a faculdade

É comum as aulas serem mais curtas no primeiro dia, incluindo apenas uma apresentação da disciplina, do conteúdo que será abordado e de quais os livros recomendados pelo professor. Então, aproveite o tempo livre para conhecer melhor o campus da faculdade!

Vá à biblioteca, veja como ela funciona, se é necessário fazer algum cadastro para pegar os livros, se tem espaço para estudos individuais e em grupo e se tem todos os livros recomendados pelos professores, por exemplo.

Procure também a lanchonete da faculdade, avalie os preços, veja quais as opções de comida, descubra se eles servem almoço e jantar e se você gosta do ambiente ou se vai preferir trazer algum lanche de casa nos próximos dias.

Além disso, vale só ficar andando sem rumo e ir descobrindo pouco a pouco onde fica a secretaria, a tesouraria, as salas de aula, os laboratórios. Só tenha cuidado para não se perder!

5. Seja simpático e comece a conhecer seus colegas

Essa é a primeira vez que você encontra um grupo de pessoas que, querendo ou não, serão suas companheiras de estudo nos próximos anos e de profissão pelo resto da vida. É daí que surgirão melhores amigos, namorados (as), esposos (as), colegas de trabalho, sócios e contatos importantes. Por isso, é fundamental ser simpático e demonstrar interesse em conhecer as pessoas.

As conversas no primeiro dia não saem muito de assuntos simples relacionados à escolha do curso, o tempo de cursinho, o vestibular e as expectativas com a faculdade. Ou seja, nada que você não possa tirar de letra. Manter essas conversas e conhecer todo mundo já é networking, o que significa que você já estará criando uma rede de contatos sólida que poderá ser valiosa no futuro, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal.

6. Se organize

Só porque é o primeiro dia de aula e as provas ainda estão longe não significa que você pode ficar completamente despreocupado. Na faculdade, o tempo dedicado aos estudos costuma ser maior do que no ensino médio e os assuntos um tanto quanto mais complexos. Então, é bom se organizar desde o início e já ir adiantando a matéria e os trabalhos que forem possíveis.

Ao final do primeiro dia, já dá para marcar na agenda as datas das provas e das entregas de trabalho, ver qual o primeiro assunto a ser discutido, conferir se os livros estão disponíveis na biblioteca ou se é necessário tirar cópia de algum material disponibilizado pelo professor, por exemplo.

7. Tenha iniciativa

No final das contas, a grande diferença da faculdade é que é necessário ter iniciativa para tirar todo o proveito. Não adianta só ir às aulas e fazer as provas, é importante conversar com todo mundo, ficar mais próximo dos professores, demonstrar interesse em projetos científicos e estágios profissionais e buscar aprender além do que é ensinado.

É durante a faculdade que você cria a base para o resto da sua carreira. Então, é importante manter o foco e obter o máximo de conhecimento e de experiência tanto dentro, quanto fora do campus.

E aí, gostou das nossas dicas? Tem mais alguma dúvida sobre como agir no primeiro dia de faculdade? É só deixá-la no espaço para comentários!