A sustentabilidade e o futuro de nosso planeta são preocupações cada vez mais constantes por parte das pessoas e das empresas. Isso vem com a percepção, cada vez maior, que grande parte dos alicerces que sustentam nosso modo de vida e de produção vem de recursos naturais não renováveis.

Além disso, a grande quantidade de poluição jogada diretamente no ar, na água e nos solos e o enorme volume de resíduos (domésticos e industriais) gerados diariamente, podem comprometer seriamente a saúde e a qualidade de vida das próximas gerações.

Olhando sob essa perspectiva, fica evidente a urgência com que devemos criar e aplicar soluções sustentáveis para suprirmos nossas demandas atuais sem prejudicar seriamente a vida de nossos filhos e netos.

Todas essas questões não podem ser ignoradas e que estão abrindo espaço para as chamadas profissões sustentáveis. Tidas como muito promissoras atualmente e em um futuro próximo, esses ofícios são extremamente importantes para a sociedade e para as empresas que buscam soluções e métodos produtivos baseados na sustentabilidade e no respeito ao meio ambiente.

Confira seis profissões sustentáveis e que devem ter bastante demanda num futuro não tão distante.

1. Engenharia Ambiental

Esta profissão é considerada uma das engenharias do futuro, visto que quase toda empresa de médio e grande porte necessitará, em algum momento, dos serviços de um engenheiro ambiental.

O curso está totalmente voltado para o desenvolvimento sustentável, integrando aspectos sociais, ecológicos, tecnológicos e econômicos do meio ambiente.

Na prática, um engenheiro ambiental está apto a realizar e assinar estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA-RIMA), a projetar redes de tratamento de água e esgoto, a desenvolver programas de gestão de resíduos, a desenvolver técnicas de preservação do meio ambiente e a criar novas tecnologias visando à sustentabilidade.

2. Ciências Biológicas

Ao contrário do que muita gente pensa, uma pessoa formada em ciências biológicas não tem como única carreira possível a de professor. Durante o curso, o graduando em biologia estuda todos os grupos de seres vivos e suas interações, além de legislação ambiental, avaliação de impacto ambiental, desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, programas de manejo de flora e fauna, entre muitas outras coisas.

Ao escolher ser biólogo, você pode tanto se especializar em uma determinada área de interesse e se tornar um pesquisador, contribuindo para o desenvolvimento da ciência no Brasil, quanto pode realizar trabalhos de consultoria ambiental, de resgate de fauna e de flora e de elaboração de EIA-RIMA.

3. Oceanografia

Se você é um apaixonado pelos oceanos, talvez o curso de oceanografia tenha a sua cara. Durante o curso, as características dos oceanos e outros corpos d’água (como rios, lagos e lagoas) são ensinadas, assim como a delicada relação existente entre eles.

Além da carreira de pesquisador da vida marinha, um oceanógrafo pode trabalhar com programas de preservação ambiental dos mares e das zonas costeiras, desenvolver métodos de extração e beneficiamento de recursos marinhos de maneira sustentável, recuperar e manejar ambientes degradados, desenvolver modelos que simulem movimentos marítimos, mapear o fundo dos oceanos (o chamado geoprocessamento), focar no saneamento de regiões costeiras, entre outras atividades.

Um bom motivo para morar na praia, não é?!

4. Engenharia de Energia

Todos sabemos que o Brasil e o mundo estão passando por uma crise energética sem precedentes, visto que os recursos naturais estão acabando e a demanda por energia é cada vez maior.

Em um futuro muito próximo, profissões que aliem o aumento de geração de energia a técnicas sustentáveis estarão em alta. E é justamente o que o engenheiro de energia é capacitado a realizar!

Esse profissional pode atuar em toda a cadeia produtiva ligada à energia, desde a sua obtenção e geração até suas formas de aplicação. É um profissional extremamente requisitado em empresas que querem aderir a fontes sustentáveis, como a solar ou a eólica, por exemplo. O graduado na área também coordena programas que definem o uso sustentável e otimizado da energia, reduzindo o desperdício.

5. Agronomia

Todo ser humano precisa comer para se manter vivo, certo? O que geralmente não pensamos é que, sem um planejamento adequado do modo de produção dos alimentos (seja ele de origem animal ou vegetal), não haveria comida para todos e muito menos variedade alimentar. Além disso, o sistema produtivo de alimentos pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente se não for bem manejado. É aí que entra o agrônomo!

O objetivo principal do curso de Agronomia é formar profissionais capacitados em melhorar a qualidade e produtividade de rebanhos, plantações e produtos agroindustriais. O agrônomo acompanha todas as etapas do processo produtivo, desde o preparo do solo até o armazenamento e a distribuição dos alimentos. Além disso, ele é capaz de criar e planejar estratégias sustentáveis para produtores, com o objetivo de aumentar a oferta sem prejudicar o meio ambiente.

6. Biotecnologia

A mais recente de todas as profissões dessa lista é considerada também a mais promissora quando se trata de desenvolvimento de tecnologias visando a sustentabilidade. O biotecnólogo cria ou melhora tecnologias em áreas, como saúde, alimentação, meio ambiente, química e indústria.

A área de atuação desse profissional é muito extensa, principalmente, no setor de pesquisa e desenvolvimento de empresas. Escolhendo essa profissão, você pode pesquisar, por exemplo, o desenvolvimento de uma nova vacina ou de um novo medicamento, algum micro-organismo que possui a capacidade de decompor plástico ou atuar na prevenção e na manutenção da contaminação de solos ou água.

A lista de atividades possíveis é realmente muito extensa e, se você se interessa por essa profissão, certamente terá um futuro promissor pela frente!

Estas foram algumas das profissões sustentáveis que vão impactar diretamente a qualidade de vida de todos nós. Quanto mais profissionais capacitados existirem nestas áreas, o meio ambiente tende a ser beneficiado. 

Esse artigo foi útil para você? Alguma das profissões sustentáveis listadas tem a sua cara? Deixe seu comentário!