Jovens estudantes que pretendem seguir a área da comunicação, especialmente a visual, tendem a ter dificuldades na escolha do curso ideal, afinal, muitas graduações permitem uma mesma área de atuação. Nesse caso, publicidade ou designer podem te atender, dependendo de suas intenções. No entanto, algumas especificidades podem fazer toda a diferença em uma vaga no mercado de trabalho.

Se você está indeciso e é apaixonado por publicidade e propaganda, mas também é fã do design, fique ligado nas principais diferenças que destacamos entre os dois cursos e descubra o que mais se encaixa com as expectativas para o seu futuro! Vamos lá!

Semelhanças e diferenças

Tanto o curso de publicidade quanto o de design gráfico trabalham com a comunicação visual, portanto, ambos apresentam disciplinas que envolvem o manuseio de programas de edição e diagramação de texto e imagem, noções de artes visuais, história da arte, entre outras matérias relacionadas ao tema. No entanto, nem sempre os objetivos dos cursos são os mesmos.

Na publicidade, são estudadas estratégias para se promover uma comunicação inteligente e eficaz, que favoreça a experiência com o público-alvo e provoque uma identificação desse público com o produto, o que depois resulta em vendas. Já o design se importa mais com a experiência do usuário ou consumidor final de um determinado produto, sem que o foco seja necessariamente divulgação ou vendas.

Tempo de curso

O tempo de duração de ambos os cursos é de quatro anos, para graduação de nível superior. Há também a formação para área técnica no design, que dura em torno de dois anos.

Local de trabalho

Publicitário

Agências de publicidade, agências de marketing digital, jornais, revistas, empresas grandes ou pequenas, rádios, emissoras de TV, assessoria de carreiras artísticas… são muitas as opções de locais para trabalhar sendo publicitário. Afinal, publicidade é o ato de divulgar informações ao público sem gastos a mais por isso, focando a realização de uma venda. Entre as atividades exercidas por um publicitário, podemos destacar:

  • Planejamento de campanhas;

  • Definição de estratégias de comunicação;

  • Criação de campanhas publicitárias e de marketing;

  • Produção de conteúdo e análise de mídias sociais;

  • Criação de peças gráficas, vídeos e serviços gráficos em geral;

  • Consultorias e pesquisas;

  • Direção dos setores de uma agência de publicidade.

Designer

Os designers também possuem uma ampla área de atuação e podem trabalhar em todos os ambientes em que um publicitário atua, incluindo agências de moda, empresas de arquitetura e até mesmo em cinema, podendo exercer funções como:

  • Criação de logotipos e logomarcas;

  • Diagramação de jornais e revistas;

  • Produção de peças gráficas e banners;

  • Sinalização externa e interna (placas e identidade visual em geral);

  • Criação de designs exclusivos para sites e aplicativos de celular;

  • Produção e edição de vídeos;

  • Animações 3D.

Faixas salariais

As faixas salariais das duas profissões variam muito conforme as regiões no país, sem contar que muitos profissionais optam por trabalhar em dois ou mais empregos, já que a área de freelance para os dois segmentos vem se fortalecendo. Portanto, se você se esforçar, poderá ganhar muito mais do que a maioria dos profissionais, que se contentam com um salário médio. Depende muito de você, certo?

De acordo com o site de empregos Catho, a média salarial de um publicitário formado varia entre R$ 1.000,00 e R$ 3.500,00. Já a média salarial de um designer, segundo o mesmo site, varia entre R$ 900,00 e R$ 3.000,00.

É importante lembrar que esses valores são referentes ao mercado tradicional, mas nada te impede de buscar outros horizontes. Tudo depende dos seus objetivos, do que te move e de onde você quer chegar! Quem constrói seu futuro é você!

Mercado de trabalho

Independentemente da área que escolher, a primeira coisa a cultivar em seus pensamentos é a motivação para praticar uma determinada profissão. Você realmente ama o que faz? Acredita no que esse curso pode proporcionar para a sua vida e quer ser um bom profissional? A partir desse ponto, será mais fácil planejar qual o mercado de trabalho que mais se adéqua às suas necessidades.

Mercado para a publicidade

Um dos segmentos que mais enchem os olhos dos que desejam ter um bom salário é o da criação publicitária, que também é um dos mais concorridos. Também existem muitas oportunidades nas feiras e convenções de negócios do setor em várias cidades do país, além das agências de publicidade e marketing digital, que vêm crescendo consideravelmente, principalmente nas capitais.

O segmento de mídias digitais e e-commerce (comércio eletrônico) também está em alta para os publicitários. Por ser um mercado ainda recente, pode ser considerado um dos mais promissores para os jovens publicitários.

Mercado para o design

No design, existem muitas especializações e diferentes segmentos em que se pode atuar. A escolha do nicho também é importante para que você alcance bons resultados nessa profissão. Podemos citar alguns deles, como moda, arquitetura e jogos, todos com muitas oportunidades para profissionais de design.

É importante lembrar que ter um bom portfólio te deixará na frente dos seus concorrentes, e por isso a escolha do nicho é fundamental. Mas nada impede que você trilhe sua carreira como preferir, afinal, estamos falando de visões gerais da profissão, portanto, mais uma vez, só depende de você atingir o sucesso ou não.

Um designer pode atuar na criação de banners e logomarcas, desenvolvimento de blogs, sites e projetos visuais para redes sociais, tratamento e edição de imagens, diagramação de livros, agendas, jornais e revistas, entre tantas outras funções. Com um certo tempo de carreira e o acúmulo de experiências, o designer pode abrir sua própria agência ou ocupar cargos de direção de arte e gerência.

Não importa se sua escolha é publicidade ou design, pois há muitas opções para as duas profissões. Já existem concursos públicos para trabalhar em áreas jurídicas, educacionais, industriais e até mesmo nos setores da saúde. Basta pesquisar para encontrar boas oportunidades de crescimento!

E aí, agora já consegue refletir sobre qual a melhor opção de curso para você? Curtiu as nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais e os ajude nessa escolha!