Nos últimos anos, com o aumento da preocupação com multidisciplinaridade na área da Saúde, a enfermagem vem ganhando cada vez mais valor. Médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e, claro, enfermeiros atuam como uma equipe conjunta e dedicada no tratamento e prevenção de doenças.

Se você tem interesse em trabalhar futuramente com a saúde (tanto em hospitais e clínicas como em contato direto com comunidades), a enfermagem pode ser uma excelente escolha. Um amplo de mercado de trabalho, salários em ascensão e várias oportunidades de especialização são alguns dos destaques dessa formação.

Confira agora os principais motivos para você fazer uma faculdade de Enfermagem!

É um curso de excelente formação teórica e prática

Os cursos superiores de Enfermagem têm duração aproximada de 4 anos e seu objetivo é formar profissionais qualificados para lidar com o atendimento e cuidado de vários tipos de paciente, sempre com atenção, humanização e eficiência. O curso tem uma formação teórica abrangente e uma capacitação prática extremamente inclusiva.

Cerca de 800 instituições atualmente oferecem essa graduação, abrangendo todas as regiões do país. Entre faculdades privadas e públicas, cerca de 50 cursos têm alta recomendação do MEC e são amplamente procurados.

O enfermeiro tem papel fundamental na equipe de saúde

Nas últimas décadas, o curso e a profissão de Enfermagem vêm passando por uma grande valorização e o enfermeiro é um componente fundamental nas equipes multiprofissionais que atendem as várias necessidades de uma pessoa em um momento de doença.

Assim, essa área perdeu o estigma que tinha em décadas anteriores de ser um trabalho subvalorizado e restrito somente à mulheres sem estudo formal.

Atualmente, as faculdades de Enfermagem formam profissionais (tanto homens como mulheres) extremamente capacitados e treinados para, junto a médicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, tratar efetivamente vários tipos de doenças e patologias, assim como promover medidas de prevenção.

A visão moderna da Saúde coloca todos os profissionais no mesmo patamar e o diálogo entre cada especialidade tem como objetivo final o bem-estar dos pacientes.

A faculdade de Enfermagem prepara o aluno para diversas possibilidades

A formação do enfermeiro é extensivamente voltada para colocar seus alunos nos ambientes de trabalho o mais cedo possível, para que eles se acostumem com as rotinas profissionais de clínicas, hospitais e postos de saúde.

Além disso, o componente teórico do curso é sólido, abrangendo um amplo conhecimento sobre a fisiologia do corpo humano, a ação e administração de medicamentos, aspectos fundamentais de nutrição e dietas, entre vários outros tópicos.

Entre as habilidades profissionais de um enfermeiro formado, podemos citar:

  • Administração e gerenciamento dos medicamentos e dieta de pacientes em hospitais;

  • Aplicação e manutenção de curativos e cuidados com a higiene dos doentes;

  • Abordagem em primeira mão de núcleos familiares e comunidades para educação e prevenção de doenças;

  • Capacidade de lidar com doenças específicas em clínicas especializadas como HIV, Hipertensão e Geriatria.

Dessa forma, o recém-formado em Enfermagem se encontra preparado para atuar nos mais diversos locais de trabalho e está apto a seguir por vários caminhos futuros, tendo muitas perspectivas de crescimento dentro da área.

A área tem um mercado de trabalho aquecido

O mercado profissional para enfermeiros é um dos mais aquecidos no contexto brasileiro, onde a demanda por profissionais de qualidade é alta.

Na região Sudeste, existem mais locais de trabalhos disponíveis, principalmente do setor hospitalar, mas maior concorrência e disputa de posições. Por outro lado, as regiões Nordeste e Norte têm grande carência por atuantes da Enfermagem e oferecem ótimos salários e oportunidades.

Abaixo listamos algumas ocupações e especializações de enfermagem que estão entre as mais procuradas por diversos setores da saúde:

  • Enfermagem obstétrica: cuidado e atenção a gestantes;

  • Enfermagem pediátrica: trabalha especificamente com a abordagem e tratamento de crianças;

  • Geriatria: lida principalmente com idosos tanto em clínicas especializadas como em ambientes domiciliares;

  • Oncologia: abordagem e cuidado de pacientes com câncer;

  • Emergência: consegue lidar rapidamente com casos graves de traumas e paradas cardiorrespiratórias, atuando em conjunção com o médico na administração de medicamentos e cirurgias de salvamento;

  • Saúde familiar: promove a assistência e prevenção de doenças lidando diretamente com famílias e comunidades de risco;

  • Gestão de saúde: liderança de equipes de saúde e administração de clínicas e hospitais, tanto no setor privado quanto no SUS.

Os salários médios dos enfermeiros estão atualmente na faixa de R$ 3.000 a R$ 7.000, dependendo do local de trabalho e das especializações do profissional. Enfermeiros que tenham cursos de pós-graduação, como Gestão da Saúde e Administração Hospitalar, são mais valorizados e podem ocupar cargos de alta responsabilidade dentro de clínicas e hospitais.

É importante lembrar que quanto mais avançadas e específicas forem as técnicas de saúde, maior será a demanda por profissionais de qualidade e que tenham a atitude necessária de sempre buscar melhorar seu currículo e formação.

A enfermagem promove o exercício constante de humanismo

A faculdade de Enfermagem tem a capacidade de formar profissionais extremamente atenciosos e humanistas, que se preocupam com o cuidado com o paciente em todos os aspectos: físico, mental e emocional.

Por ser talvez o profissional da saúde que lida mais de perto com o sofrimento humano, o enfermeiro tem a responsabilidade e o potencial de agir na linha de frente de qualquer tratamento médico, em que as necessidades e aflições dos doentes são abordadas de forma caridosa, empática, ética e responsável.

Por isso, se você se interessa pelas áreas da Saúde, o curso de enfermagem lhe oferece um amplo espectro de capacitações técnicas e mentais para ser um componente fundamental no tratamento e prevenção de doenças.

E aí, se interessou por esse curso? Sonha em ser enfermeiro? Então aproveite para fazer sua inscrição no vestibular da UNIMONTE! E se você ainda está em dúvida, confira nosso guia sobre como escolher a melhor faculdade!