Você já pensou em fazer trabalho voluntário no exterior? Saiba que esse tipo de experiência pode trazer a você uma enorme quantidade de benefícios, tanto em sua vida pessoal como profissional.

Se você quer conhecer outros países e ainda fazer o bem a quem precisa, hoje vai convencer-se de que realmente vale a pena se candidatar para um trabalho voluntário no exterior. Confira 8 razões para embarcar nessa aventura!

Aprender um novo idioma

Hoje em dia, dominar o inglês, o espanhol e outras línguas estrangeiras deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação para quem quer encontrar espaço no mercado de trabalho.

E, sem dúvidas, a maneira mais eficaz para quem deseja aprender um novo idioma e ganhar fluência no menor tempo possível é ter uma experiência no exterior.

Em um trabalho voluntário, você terá contato intenso com pessoas nativas e perceberá que seus avanços no aprendizado do idioma serão notáveis, já que para desempenhar bem o seu trabalho e sobreviver em terras estrangeiras é essencial ir construindo o domínio da língua.

Ter contato com uma cultura diferente

Cada nação tem sua própria cultura. O modo de vestir, comer, falar, interagir, os hábitos de vida, tudo isso varia bastante dependendo do país para o qual você vai.

Assim, ter contato com culturas diferentes pode ajudar você a dar novas interpretações à sua própria cultura e aprender a respeitar e valorizar as diferenças, tornando-o uma pessoa de mente mais aberta à diversidade.

Desenvolver maturidade

Ao optar por fazer trabalho voluntário no exterior, você toma uma decisão que o ajudará a desenvolver maturidade.

Viajar para o exterior a trabalho o deixará exposto a uma série de experiências que exigirão de você uma postura mais responsável, autônoma e disciplinada. E, quando a viagem terminar, você voltará transformado.

Imagine passar várias semanas ou meses em um país diferente, tendo contato constante com uma língua estrangeira, cercado de pessoas que você não conhece, imerso em uma cultura desconhecida e realizando tarefas novas. De início, tudo isso pode parecer assustador, mas lembre-se de que é uma valiosa oportunidade para tornar-se uma pessoa melhor e fazer o bem pelo mundo.

Transformar sua visão de mundo

Se você faz ou vai fazer faculdade, é bem provável que sua vida tenha certos confortos.

Se você tem uma casa para morar, faz pelo menos duas ou três refeições por dia e tem roupas para vestir, saiba que pode ser considerado uma pessoa extremamente rica, em comparação a muitas pessoas em situação de pobreza ao redor do mundo.

Ao fazer um trabalho voluntário no exterior, há muitas causas em prol das quais você pode trabalhar: o meio ambiente, pessoas doentes, financeiramente carentes, etc. Mas, seja qual for a escolhida, você terá contato com pessoas em situação de fragilidade, pobreza e abandono. E isso mudará completamente sua maneira de enxergar o mundo, trazendo-lhe um sentimento maior de empatia, solidariedade, compaixão e amor ao próximo.

Fazer amigos ao redor do mundo

Ao fazer trabalho voluntário no exterior, as experiências que você vai ter serão profundas. E as amizades que você poderá construir enquanto estiver trabalhando certamente terão vida mais longa que o seu programa de voluntariado.

Pessoas de vários países trabalham juntas em determinados programas, o que aumenta ainda mais seu contato com diferentes culturas e aumenta a heterogeneidade do seu círculo de amizades.

E ao voltar para o Brasil, além das experiências que viveu, você traz na bagagem um monte de amigos, de várias nacionalidades!

Adquirir novas competências

Há muitas atividades que você pode desempenhar ao realizar um trabalho voluntário no exterior, seja com crianças, jovens, adultos, idosos ou animais. E isso facilita a aquisição de novas competências, que podem ser úteis ao longo de toda a sua vida, mas principalmente quando você retornar ao Brasil e precisar ingressar no mercado de trabalho.

Além de aprender novas tarefas práticas, ligadas à esfera profissional, ao ser voluntário você pode desenvolver suas competências de comunicação, interação e resolução de problemas, o que é altamente valorizado, esteja você onde estiver.

Enriquecer seu currículo

Em um contexto em que há cada vez mais candidatos qualificados em busca de vagas de trabalho, ter diferenciais de alto impacto é algo que realmente pode fazer a diferença na hora de conquistar a oportunidade que você tanto quer.

Um trabalho voluntário no exterior é um item rico no currículo de qualquer pessoa, e pode abrir muitas portas a você, já que mostra ao seu potencial empregador que você, além de engajado com causas sociais, não tem o dinheiro como o maior de seus valores, mas sim seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Contribuir socialmente

No Brasil, sem dúvidas temos problemas. Corrupção, desigualdade de renda, criminalidade, abandono. Mas pelo planeta afora, a situação é ainda mais crítica.

Há regiões assoladas pela guerra, epidemias, situação de pobreza extrema e outros males que parecem não ter solução.

Porém, somos bilhões de seres humanos, espalhados ao redor do globo. E, embora pareça que somos impotentes diante dos problemas mundiais, se cada um de nós fizer algo de bom ao próximo, sem esperar por retribuição, as coisas podem melhorar. E essa, sem dúvida, é a maior recompensa quando você opta por fazer um trabalho voluntário no exterior.

Se você não fica indiferente aos problemas do mundo, gostaria de contribuir de algum modo e, ao mesmo tempo, ter uma experiência inesquecível em outro país, vale a pena se candidatar para trabalho voluntário no exterior.

Você pode procurar uma agência especializada, que irá auxiliá-lo a encontrar a causa ideal e o destino perfeito para você ou, se preferir, pode ir por conta própria, procurando pela internet por programas de voluntariado ao redor do mundo, e providenciando de forma livre sua hospedagem e passagens aéreas, tudo de acordo com seu orçamento.

Mas, seja qual for a sua escolha, saiba que sempre haverá alguém, em algum lugar do planeta, precisando de você. E se você estiver disposto a embarcar nesse desafio, vai voltar revigorado, enriquecido e transformado!

Você planeja fazer trabalho voluntário no exterior? Deixe-nos um comentário compartilhando suas expectativas!