Você tem interesse em compreender de que é feito o solo? Gostaria de saber mais sobre o relevo das paisagens e a formação das rochas? Adoraria trabalhar com minérios? Então a área de Geologia pode ser para você!

Esse ramo do conhecimento se volta para os fenômenos relacionados ao solo. O profissional formado na área pode trabalhar com pesquisas científicas ou atuar em grandes indústrias.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra algumas informações fundamentais sobre a área da Geologia!

1. O que a Geologia estuda?

Essa área da ciência se dedica ao estudo da origem, da composição e da modificação que a crosta terrestre sofreu com o passar do tempo. A Geologia procura explicar os comportamentos das forças da natureza sobre o planeta, tais como os fenômenos conhecidos como erosão e desertificação.

Não é à toa que o geólogo, profissional de formação na área, estuda os relevos dos continentes e a estrutura dos oceanos. Com toda a maestria trazida pelos conhecimentos em Geologia, esse profissional vai entender melhor como terra, água e ar se articulam para fazer as interações nas paisagens.

A Geologia é uma ciência que também oferece instruções para criar maneiras de exploração de jazidas de minério. Ela orienta sobre a estrutura de reservas de petróleo e carvão mineral e proporciona, ainda, informações para conhecer e acessar depósitos subterrâneos de água.

O prédio onde você mora, por exemplo, só está de pé porque a ciência da Geologia está sendo bem aplicada. Além do mais, as gigantescas obras de infraestrutura são elaboradas graças à sabedoria da área. Afinal, para que hidrelétricas, linhas de metrô e viadutos sejam instalados adequadamente é preciso que a análise do solo seja feita corretamente.

2. Como é estruturado o curso de graduação na área?

A graduação em Geologia tem duração média de cinco anos. No início desse curso, o aluno tem contato com matérias básicas, tais como Química, Matemática, Física e Biologia.

Pode haver, nos primeiros semestres, atividades práticas relacionadas à Geologia, como visita ao campo, para que o estudante comece a se envolver com essa área do conhecimento.

Depois, começam a surgir as disciplinas específicas. O aluno estuda, por exemplo, Petrografia, que corresponde à descrição e à análise de rochas, e adquire conhecimentos sobre Sedimentologia e Paleontologia.

Por volta do terceiro ano, tem-se mais contato com subgêneros da grande área da Geologia. Nessa fase, é possível ficar por dentro de técnicas sobre sensoriamento remoto, conhecer mais a fundo o tratamento de minérios e, ainda, aprender sobre a geologia urbana.

Uma característica importante do curso de Geologia é a realização de aulas práticas fora da sala de aula. Além de contar com modernos laboratórios, os estudantes participam de visitas técnicas e trabalhos de campo. Esse processo consiste em fazer mapeamentos e coletas de informações nas áreas visitadas e, depois, estudos em laboratório das características encontradas.

No último ano, o estudante precisa entregar um trabalho de conclusão de curso. Ele pode ser feito a partir de alguma pesquisa científica realizada em campo ou de algum estudo de caso sobre determinada empresa, por exemplo. Também é preciso fazer estágios para obter a prática profissional e cumprir a carga horária do curso.

3. Quais são as possibilidades de carreira para um geólogo?

Por ter bastante conhecimento sobre Mineralogia, Topografia e Biologia, por exemplo, o geógrafo tem condições de atuar em diversas áreas.

Uma delas é a engenharia geológica. As construções de represas, estradas e túneis demandam pelos serviços de um geólogo, pois é preciso que estudos geológicos e geotécnicos daqueles locais sejam realizados — caso contrário, a obra não vai andar bem.

O profissional da área também pode atuar no campo da geologia ambiental. Nesse ramo, ele vai fazer o planejamento da ocupação de terrenos e se certificar quanto aos riscos de deslizamentos, por exemplo.

Ainda na geologia ambiental, o geólogo pode fazer pesquisas e emitir relatórios sobre a recuperação de solos contaminados pelas atividades da indústria.

E na área de petróleo e gás? O geólogo pode trabalhar também? Claro que sim! Ele pode auxiliar engenheiros civis e outros profissionais na localização e na exploração de áreas onde há petróleo e gás natural em abundância.

Na área de mineralogia, esse profissional está praticamente em casa. Ali ele vai entrar em contato com o estudo de minerais, qualificando e descrevendo os aspectos daqueles elementos. Um geólogo também pode ser o diferencial de setores como indústria e fabricação de joias, que precisam de um minério adequado para a realização de suas atividades.

Analisando a relação entre fósseis e minerais, o geólogo aplica seus conhecimentos na área de paleontologia. Ele pode ajudar a desvendar os mistérios do setor e facilitar a localização de sítios arqueológicos.

Outra possível área de atuação é a acadêmica, como professor nos quadros de funcionários de universidades públicas e privadas. Há, ainda, as agências de gestão ambiental.

Instituições de planejamento territorial, empresas de ecoturismo e setores ligados à agricultura também procuram profissionais de Geologia.

4. Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Geologia?

O mercado de trabalho para um geólogo é bastante amplo, visto que a carreira oferece diversas áreas de atuação. Mas as melhores oportunidades de emprego atuais estão no setor de engenharia geológica.

Obras como construções de prédios, pontes e estradas necessitam da avaliação de um geólogo sobre as características do solo e das rochas que sustentarão toda a estrutura. Além do mais, é o geólogo quem vai também elaborar um estudo sobre as condições do impacto ambiental que a obra pode provocar.

Outro grande campo de trabalho, muito mais tradicional do que o ramo de engenharia geológica, é o da indústria da mineração, que contrata muitos geólogos. As atividades podem ser realizadas em zonas de exploração de  petróleo e gás no litoral do Brasil.

Gostou de saber mais sobre a área de Geologia? Se você se interessou pelo assunto e já decidiu que vai prestar vestibular para o curso, é melhor começar a se preparar. Conheça 8 aplicativos que vão ajudar a estudar para o vestibular.

Ainda está em dúvida quanto a qual carreira seguir? Então assista a 10 filmes que vão te ajudar a escolher uma profissão.