Você passou no vestibular e está se preparando para começar a vida de calouro universitário! É impossível não ter este rótulo desde o primeiro dia na faculdade até o final do primeiro semestre. Ele é um lembrete de que você ainda tem muito o que aprender, portanto, fique atento.

Nesse momento tudo é novo e, se você não se preparar, pode acabar sufocado no meio de tanta informação. Além do bom desempenho das disciplinas, é necessário se integrar ao ambiente, participar dos eventos acadêmicos e fazer amigos.

Calma! Com essas 7 dicas para se tornar um calouro universitário de sucesso, a experiência vai ser a melhor possível. Duvida? Então confira:

1. Fique atento aos prazos

Os prazos dentro de uma faculdade são muito importantes. Basta um deslize para que trabalhos, provas e outros compromissos se acumulem e você sinta que não vai dar conta.

Por isso, crie um bom método de estudos. Durante as aulas, anote os prazos de entrega de trabalhos e apresentações e conheça as datas das provas.

Além disso, fique atento a questões burocráticas, como data de encerramento de matrícula, de inscrições em cursos e atividades e, ainda, dos prazos de cada um deles. No universo acadêmico, perder um prazo, normalmente, significa perder a oportunidade.

2. Inscreva-se em vários projetos

Por falar em atividades, para ser um calouro universitário de sucesso você deve ir além da sala de aula. Ficar preso somente à sua grade curricular vai limitar suas possibilidades e, ainda por cima, impedir que você viva novas e ótimas experiências.

Não tenha medo de buscar projetos de extensão, como monitorias, iniciações científicas e projetos orientados, por exemplo. Isso vai permitir que você coloque na prática aquilo que está aprendendo e possa fazer contatos importantes para o seu futuro.

O ideal é buscar projetos voltados para os calouros, mas se você tiver alguma experiência ou conhecimento prévio também pode buscar aqueles um pouco mais avançados.

3. Participe de diversos eventos

Em uma faculdade você vai se deparar com eventos de todos os tipos, desde palestras, simpósios e congressos até, é claro, muitas festas.

Divertir-se é fundamental em qualquer etapa da vida, mas os eventos acadêmicos proporcionam o aprofundamento e, o que é mais importante, o compartilhamento de conhecimento. Dê a eles uma atenção especial e faça o possível para participar de quantos puder, mas priorize aqueles que tem a ver com seus interesses.

O calendário de eventos nem sempre é fixo, e demanda um pouco de pesquisa. Informe-se com professores e colegas. Eles podem acontecer dentro ou fora da faculdade e você precisa ficar atento aos prazos para inscrever-se.

Dentre as opções estão cursos de férias, workshops, palestras, encontros de profissionais, mostras sobre a área de atuação, eventos esportivos universitários e muito mais!

4. Tenha um bom planejamento

Como lidar com provas, trabalhos e eventos sem se perder? A resposta é simples: criando um planejamento. Se você mantiver tudo sob controle, será fácil dar conta de todos os compromissos — e, de quebra, conseguir dormir com qualidade!

Vale a pena montar uma espécie de calendário semanal e mensal para que você planeje as suas tarefas. Não se esqueça de estipular períodos para estudos após as aulas, realização de trabalhos, preparação para eventos e assim por diante.

Dessa forma, você conseguirá manter tudo organizado e evitará a perda de prazos ou a acumulação de tarefas. Com planejamento, você vai conseguir visualizar que é possível fazer tudo o que você deseja, inclusive, se divertir.

5. Busque a ajuda dos professores

Um dos grandes erros que quase todo calouro universitário comete é não fazer perguntas. Pelo medo de demonstrar que são novatos, muitos deixam de tirar dúvidas importantes, especialmente sobre as matérias.

Isso só vai fazer com que as questões se acumulem e pode, até mesmo, prejudicar o seu desempenho nas avaliações. O ideal é buscar a ajuda dos professores sempre que sentir necessidade.

Faça perguntas em aula e não tenha medo de procurá-los fora do horário da disciplina para explicações mais aprofundadas. Além de tirar suas dúvidas, você vai demonstrar interesse, o que pode render bons frutos.

6. Explore o campus

Se você escolheu uma boa universidade para cursar a graduação, é possível que o campus seja maior e mais completo do que a sua escola no Ensino Médio. Com isso, é comum ficar perdido entre tantas salas e laboratórios, ou desconhecer as várias opções disponíveis.

Para que você não fique com a sensação de nunca saber onde você está, tire um tempo para explorar o campus. Leia a identificação de cada sala, veja quais disciplinas são ministradas em cada uma e descubra onde ficam banheiros e lanchonete.

Além disso, muitos campi oferecem estruturas como laboratórios de informática, sala de recreação, espaços destinados a ajudar o aluno a encontrar estágio, entre muitas outras facilidades. Explore todas elas!

7. Faça amizade com veteranos e calouros

Além de se dar bem nas matérias e ter boas notas, a integração também é importante, afinal, a universidade será uma extensão da sua casa pelos próximos anos. Ficar isolado, portanto, não deve ser uma opção!

Para ser um calouro universitário de sucesso busque se aproximar dos seus veteranos. Converse, troque experiências e interesses. Ser calouro é apenas um rótulo, e a todos os estudantes já o tiveram. Portanto, não se intimide por causa disso.

Também é importante não deixar de lado seus colegas calouros, já que eles sabem melhor do que ninguém como você está se sentindo. Ao transitar entre esses dois grupos você vai conseguir fazer grandes amigos, garantindo que a faculdade seja ainda melhor.

Com a ajuda dessas dicas, a vida de calouro universitário vai ficar mais fácil e as chances de sucesso vão aumentar. Aproveite a universidade e esse momento único que é o começo da graduação e explore todas as possibilidades, se preocupando tanto com a integração como com o seu desempenho acadêmico. Dessa maneira, não tem chance de dar errado!

Fique por dentro de todas as novidades da vida universitária! Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização.